«Todo dia ela faz tudo sempre igual…” São mais de cem dias em que #ficaremcasa é a recomendação. Como não adianta reclamar, que tal arriscar algumas algumas comidinhas diferentes no final de semana, para garantir um astral especial? Renato Caleffi, chef do restaurante Le Manjue Organique e especialista em gastronomia funcional, compartilha com a gente receitas saudáveis e deliciosas.
Fondue vegano de castanha de caju
250 gramas de castanha de caju
400 ml de água filtrada
1 col. (café) de alho crocante
2 col. (café) de ervas secas (ou Provence)
2 col. (café) de sal
6 raminhos de alecrim sem o talo
80 gramas de biomassa de banana verde (ou 1 inhame médio cozido e amassado)
100 ml de azeite
30 gramas (1 col. /sopa) de polvilho azedo
4 col. (sopa) de salsa picada
Deixe as castanhas de molho por cerca de 2 horas. Elimine a água e bata com os ingredientes. Despeje em uma panela e e leve ao fogo baixo, mexendo bem até reduzir e engrossar. Transfira para a panela de fondue e sirva com torradinhas ou legumes cozidos firmes, como brócolis, couve-flor e cenoura.
Rende 6 porções
Pãezinhos de batata-doce com nibs de cacau
250 gramas de polvilho azedo
200 gramas de batata-doce
75 ml (4 col/sopa rasas) de azeite
2 col. (sopa) de biomassa de banana verde (ou inhame cozido amassado)
1 col. (chá) de sal
2 col. (sopa) de nibs de cacau
Água em temperatura ambiente
Cozinhe a batata-doce descascada em água até ficar macia. Dispense a água e transforme em purê. Junte o polvilho com o sal e o azeite e misture até formar uma farofinha. Junte o purê, a biomassa, e adicione água aos poucos, uma colher por vez (cerca de 1/2 xícara ao todo), até a massa ficar macia e não quebradiça e nem grudar nas mãos. Adicione os nibs de cacau e misture novamente.
Rende 5 porções
Você pode assar em bolinhas no forno preaquecido a 180 graus, por cerca de 50 minutos, ou pode achatar as bolinhas e grelhar na frigideira antiaderente, como o pão indiano chapati. Pode também congelar como pão de queijo ou deixar as bolinhas prontas na geladeira e fazer no café da manhã.
Opções: substituir a batata-doce por mandioquinha, inhame, mandioca ou batata inglesa. Os nibs de cacau podem ser trocados por ervas, sementes, chia ou linhaça.
Crocante de polvilho
200 ml de óleo de coco
200 ml de agua
500 gramas polvilho azedo
1 col. (sopa) rasa de açúcar
10 g (1 col. chá) de sal
1 ovo
250 ml de leite de castanha de caju (ou outro leite vegetal)
Pitadas de páprica picante ou pimenta calabresa
Pitadas de ervas secas
Numa panela, aqueça o óleo com a água. Misture os secos e junte-os na panela, mexendo bem. Espere esfriar e adicione o ovo e o leite, misturando com um fouet ou uma colher. Descanse por 12 horas. Despeje em uma assadeira untada e salpique as ervas e especiarias. Asse em forno pré aquecido à 165 graus por 5 minutos. Controle o tempo e, quando estiver quase durinho, aumente para 170 graus. Quebre em pedaços e sirva.
Rende 6 porções
Catchup natural
150 gramas de tomates maduros
150 gramas de açúcar
300 mililitros de vinagre de maçã
Bata no liquidificador o tomate, o açúcar e o vinagre. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre, até formar uma consistência de mel ralo. Passe em uma peneira grossa e deixe esfriar. Armazene em um pote de vidro na geladeira.
Rende 6 porções
Sugestão: é um bom recheio para tapioca.
Pinhão à Provençal
200 gramas de pinhão com casca
10 tomates-cereja ou 2 tomate picado
2 col. (café) de ervas secas mistas (ou Provence)
2 col. (sobremesa) de salsinha picada
2 dente de alho
azeite
sal para temperar
Cozinhe o pinhão em água, na panela de pressão, sem sal, por 10 a 15 minutos após abrir pressão. Retire a casca, Em uma frigideira, frite o alho em um fio de azeite até ficar crocante. Retire o alho e reserve. Na mesma frigideira, coloque os pinhões cortados ao meio e deixe-os ficar crocantes por fora. Adicione mais um fio de azeite e, em seguida, as ervas, os tomatinhos cortados ao meio e o alho crocante. Corrija o tempero com sal.
Rende 2 porções
Sugestão: sirva com o ketchup de tomate e molho de pimenta.