Em menos de cem composições, Dorival Caymmi (1914-2008) tornou-se um dos principais compositores do país. Toda a leveza e baianidade do vasto repertório de canções praieiras inspirou o grupo de samba carioca Casuarina na produção de seu novo álbum de estúdio, “Nos Passos de Caymmi”.
Mais uma homenagem ao compositor no ano de seu centenário, o disco do Casuarina reúne 17 músicas que representam várias fases da carreira do baiano, como “Você Já Foi à Bahia?”, “É Doce Morrer no Mar” e “Maracangalha”.
“Dorival Caymmi é a matriz fundamental da música brasileira. Ele nos influencia muito. Foi um dos inauguradores do violão da bossa nova e incorpora uma linguagem mais urbana do Rio de Janeiro. Sua obra foi fundamental para criarmos nossa identidade”, conta o vocalista João Cavalcanti.
“Nos Passos de Caymmi” – Casuarina (Superlativa, R$ 30. www.superlativastore.com.br)
13 anos de carreira
Formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tantan e voz), João Fernando Pinheiro (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais), o Casuarina também comemora 13 anos de carreira.
“São 13 anos de uma caminhada que todos nós nos orgulhamos muito. À margem do grande mercado, a gente sempre fez nosso trabalho de forma muito artesanal. Exploramos todas as possibilidades que nós temos. É mais desafiador”, comenta Cavalcanti.