Com seis indicações, a cantora norte-americana Taylor Swift foi confirmada nesta terça-feira como a grande favorita da premiação American Music Award de 2015, seguida de perto pelo cantor e compositor britânico Ed Sheeran e pela banda canadense The Weeknd.
Taylor, Sheeran e The Weeknd, que vêm dominando as paradas este ano, irão competir com Taylor na categoria principal de artista do ano da premiação, que é decidida pelos fãs e acontece em Los Angeles em 22 de novembro.
Taylor, de 25 anos, foi indicada para praticamente todos os prêmios aos quais pode concorrer, incluindo álbum de pop/rock, com seu bem-sucedido “1989”, de 2014, que cimentou sua transição da música country para o dance-pop. Ela também irá competir com Ariana Grande e Meghan Trainor na categoria de melhor artista feminina de pop/rock, e seu single “Blank Space” está entre os indicados a melhor canção do ano.
Sheeran e The Weeknd tiveram cinco indicações cada. Meghan, o novato country Sam Hunt, o britânico Sam Smith, a rapper Nicki Minaj e a banda de indie rock Walk the Moon foram lembrados em três categorias. Hunt e Walk the Moon também foram indicados para melhor artista estreante, assim como o The Weeknd, o rapper Fetty Wap e a cantora de indie pop Tove Lo.
As estrelas Beyoncé e Justin Bieber só receberam uma indicação cada após um ano distantes do cenário musical.
As indicações do American Music Award se baseiam na interação dos fãs tal como refletidas na revista Billboard e seu site, incluindo vendas de discos e de arquivos digitais, exposição na rádio e nas mídias sociais e apresentações.