Quando foi convidado em 2008 para um show ao lado do Hurtmold no festival Eletronika, em Belo Horizonte, Paulo Santos achou que se tratava de uma parceria com o Uakti. No entanto, o sexteto foi enfático: “você é o cara!”. Oito anos depois e alguns shows na conta, essa parceria se materializou em “Curado”, o sétimo álbum do grupo paulistano.
ANÚNCIO
“A construção musical deles é muito interessante e isso me cativou. Fizemos muitos shows e nesses encontros surgiram oportunidades não só musicais, mas de amigo mesmo. Eles têm um respeito grande por mim, pela minha construção nesses anos, e aí rendeu uma química, virou admiração mútua. Além disso, minha forma de criar tem um pouco a ver com a forma que eles criam”, ressalta o músico mineiro.
Leia também:
Após quase 10 anos, Martinho da Vila volta a lançar disco de inéditas
Expoente da nova MPB, Metá Metá amadurece em terceiro álbum
Após esses encontros, naturalmente o próximo passo seria um disco. Assim surgiu “Curado”, com dez composições, sendo nove do grupo paulistano – inclusive uma releitura de “Bulawayo”, do álbum “Cozido”, de 2002 – e uma de Paulinho, “Olha o Queijo”.
“A grande maioria delas são composições pelas quais já transitamos nesses anos. No estúdio encontramos os timbres certos e eu gosto muito disso. Eles entram com essa massa sonora bonita e eu com a técnica e o improviso dos meus elementos acústicos”, explica.
O resultado é um complemento perfeito. O rock do Hurtmold, já conhecido no cenário nacional há quase 20 anos, ganha contornos que até então não seria fácil imaginar. Paulo Santos aproveita as brechas entre os sons “hurtmoldianos” para incluir traços marcantes e delicadezas sonoras na forma de de sopros em tubos de PVC, toques em madeiras e outros materiais pouco comuns na música.
Com o fim do Uakti, no ano passado, Paulinho quer se dedicar agora a mais trabalhos como esse, com o Hurtmold. “Quero tocar com outras pessoas, desenvolver meus trabalhos solo, pensar em novos instrumentos”, explica o músico, que atualmente tem o projeto “Pílulas Sonoras”.
ANÚNCIO
O lançamento de “Curado” em São Paulo acontece nesta sexta-feira, às 21h, no Sesc Belenzinho. Os poucos ingressos restantes estão à venda nas bilheterias do Sesc e no site sescsp.org.br, por R$ 25.
Mais novidades
Integrante do Hurtmold, o músico Guilherme Granado lançou simultaneamente dois discos novos, um gravado em 2014 e outro neste ano, produzidos em sua casa, com sintetizadores, bateria e samplers. Os trabalhos podem ser ouvidos no site guilhermegranado.bandcamp.com.
Ouça «Curado» aqui: