Isis Valverde precisou aprender a mergulhar, respirar debaixo d’água e nadar graciosamente com uma cauda de sereia para viver Ritinha em «A Força do Querer», novela de Glória Perez. Embora tenha uma base na lenda do boto e em outros seres mitológicos, a história da personagem espelha também o sereismo, estilo de vida que existe na vida real e atrai particularmente os apaixonados pelo mar e pela natureza em geral.
É esse aspecto que a «sereia da vida real» Mirella Ferraz diz faltar à personagem de Isis. A paulista de 34 anos foi a responsável por ensinar sobre o estilo de vida para a atriz, antes do início das gravações, afirmou ela ao UOL. Pela proximidade com a produção, ela se diz decepcionada com a abordagem da sereia na novela.
Leia mais:
De cabeça para baixo, Isis Valverde mostra prática de yoga no Instagram
A Força do Querer tem maior média de audiência desde Avenida Brasil em SP
«Achei que a autora não teve respeito pela nossa história, não levou minha história a sério. Fiquei chateada, com um sentimento de traição, de injustiça. Esperava muito mais, trabalhei muito nesta novela. Às vezes, até doente. E no final fiquei bastante chateada com o que aconteceu. Fui pro Rio, passei meses ajudando a Isis a mergulhar, como ser uma sereia, como pensar como sereia. E no final não vi esse trabalho ser reconhecido por elas», afirmou ela ao site.
Mirella afirmou à reportagem que conheceu Glória Perez há dois anos e trocou mensagens em que explicava o sereismo e que a personagem seria mais parecida com ela. A sereia profissional acredita que, entre outros aspectos, faltou falar mais do amor aos animais e que Ritinha acabou perdida no meio de três personagens fortes: Jeiza (Paolla Oliveira), Bibi (Juliana Paes) e Ivana/Ivan (Carol Duarte).
O comportamento da personagem também foi alvo de críticas. «Acho a Ritinha muito rasa, o que é um paradoxo. Para ser sereia, você tem que ter profundidade, é o mínimo. Sereia não gosta de coisa rasa. Só fica falando ‘égua’, não sabe falar uma frase sequer. A gente não viu nenhum lado ambiental nela. Só no começo, ela tinha aquela ligação com os botos que foi muito pouco explorado e pronto, acabou», continuou.
Ela também se diz decepcionada com a própria Isis e que sofreu boicote da atriz. «Estou tão cansada, chateada, com sentimento de traição, de frustração, em relação a isso tudo. Acho que talvez seja uma prática de atores globais, me decepcionei muito. Eles parecem que encaram as pessoas como objetos, que podem usar, tirar tudo dali e pronto», afirmou.
A assessoria de imprensa de Isis explicou o caso. «Essa moça foi contratada pela emissora para preparar a Isis lá no começo da novela. Mas estava imputando à atriz uma relação que não era dela, e sim da produção da emissora. Por isso, não houve autorização para prosseguimento.”
Veja fotos da sereia da vida real na festa da novela: