Entretenimento

Stan Lee: Conheça a história da eterna lenda dos quadrinhos

A indústria de histórias em quadrinhos perdeu um de seus grandes nomes. Stan Lee, co-criador dos heróis da Marvel Comics, morreu aos 95 anos nesta segunda.

A indústria de histórias em quadrinhos perdeu um de seus grandes nomes. Stan Lee, co-criador dos heróis da Marvel Comics, morreu aos 95 anos nesta segunda-feira (12).

Filho de imigrantes judeus da Romênia e nascido em Nova York, nos Estados Unidos, em 1922, Stanley Martin Lieber começou a carreira em 1939, como assistente, na Timely Comics, a empresa que evoluiria para a Marvel, mas se consagrou ao escrever histórias de super-heróis e criar personagens que viriam a se tornar célebres.

Lee serviu o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1942 e 1945. Sua tarefa era produzir manuais e roteiros para filmes de treinamento.

Publicidad

Em 1947, casou-se com a atriz e modelo Joan Lee, com quem morou em Long Island, em Nova York. Juntos, eles tiveram dois filhos, Joan Celia, nascida em 1950, e Jan Lee, que morreu em três dias após seu nascimento, em 1953.

Como escritor e editor, Lee foi a chave para a ascensão de Marvel nos anos 1960, quando, em colaboração com artistas como Jack Kirby (parceiro na criação de Hulk, Thor e Homem de Ferro) e Steve Ditko (com quem concebeu o Homem-Aranha), criou super-heróis que encantarão gerações de jovens leitores.

Leia também:
Stan Lee morre aos 95 anos, diz site
As maiores criações de Stan Lee

Em 1961, o chefe de Lee viu o sucesso de uma editora rival com os cruzados e disse a Lee para sonhar com uma equipe de super-heróis. Lee na época achava que os quadrinhos eram uma carreira sem saída. Mas sua esposa pediu-lhe para dar mais um tiro e criar os personagens complexos que ele queria, mesmo que isso levasse a sua demissão. O resultado foi o Quarteto Fantástico.

Lee envolveu seus artistas no processo de criação da história e até mesmo dos próprios personagens, no que viria a ser conhecido como o «Método Marvel». Às vezes, os críticos levavam a culpa de Lee por levar em conta as idéias não inteiramente suas.

Cinema

Lee tornou-se editor da Marvel em 1972 e mudou-se para Los Angeles em 1980, onde buscou oportunidades para seus personagens no cinema e na televisão.

Ele também fez participações especiais na maioria dos filmes da Marvel, salvando uma garota dos destroços que caíram em «Homem-Aranha», de 2002, e servindo como mestre de cerimônias em um clube de striptease em «Deadpool», de 2016.

Em 2009, a Walt Disney Co. comprou a Marvel Entertainment por US $ 4 bilhões em um acordo para expandir a lista de personagens da Disney, com os mais icônicos trabalhos de Lee.

A essa altura, Lee já havia se separado da Marvel depois de ter sido nomeado presidente emérito da empresa. Mas mesmo em seus 80 e 90 anos, Lee era uma fonte de novos projetos, administrando uma empresa chamada POW! Entretenimento.

Publicidad

Dezenas de filmes da Marvel Comics, com quase todos os personagens principais criados por Lee, foram produzidos nas primeiras décadas do século 21, arrecadando mais de 20 bilhões de dólares nos cinemas mundiais.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias