Já falamos aqui do que se passa no livro que deu origem ao filme, no entanto este artigo vai discutir o significado do final que foi filmado no final do longa veiculado pela Netflix.
ANÚNCIO
CUIDADO SPOILERS À FRENTE
Depois de chegar à escola para cegos, Malorie decide mudar o nome dos filhos para Olympia e Tom, e em um gesto simbólico, libera dois pássaros. Esses animais eram usados por eles para saber quando os monstros estariam se aproximando.
A ideia principal do filme é de fé, esperança e franqueza, como já dito pela diretora, Susanne Bier, que justificou por que adaptou o final do livro para as telas da Netflix. A personagem de Malorie tem um quê infantil, algo que ela própria considera uma debilidade.
Por isso, não quis dar nome para os filhos, e o único foco dela sempre foi o de mantê-los vivos. No entanto, ao longo do filme ela se vê obrigada a mudar algumas atitudes: confiar e ter esperança para sobreviver.
A cena em que a personagem de Sandra Bullock libera as aves e libera-los no fim do filme, é a representação de que os atos dela enfim mudaram, ela transpôs a barreira que ela própria havia construído, e esse muro de sentimentos nutridos durante anos pôde ser desfeito.