O youtuber PC Siqueira usou o Instagram nesta quinta-feira (11) para negar a veracidade de uma conversa atribuída ao seu nome com teor pedófilo. Um vídeo, contendo uma suposta troca de mensagens entre o criador de conteúdo e uma pessoa não identificada, viralizou ao ser compartilhado no Twitter na quarta (10).
Na publicação, acompanhada de uma foto com o termo “fake news” (notícia falsa, em inglês), PC Siqueira disse que a conversa divulgada pelo usuário @ExposedEmo1 é “uma mentira escancarada e grotesca.” Na conversa compartilhada, ele teria compartilhado uma imagem de uma criança de seis anos nua, que teria sido enviada pela mãe – a imagem não é revelada.
“Fui pego de surpresa ao ver meu nome sendo utilizado por uma articulação criminosa, que tentou me acusar de algo terrível, que jamais cometi ou cometeria”, afirmou. Após a divulgação do vídeo, que até o fechamento desta reportagem seguia no ar, com 76,9 mil curtidas e 38,3 mil compartilhamentos, o youtuber relatou ter recebido xingamentos e mensagens de repúdio.
O criador aponta ainda diversos elementos do texto que comprovariam ser uma falsificação. “Ele leva 1 minuto e 31 segundos para o relógio do celular mudar! Nem esse cuidado os falsificadores tiveram. Além disso, o símbolo de verificação tem um espaçamento diferente do verdadeiro. Está tudo ali, pra quem quiser ver. A operadora da suposta linha do video é pré-paga dos Estados Unidos. O celular é um Samsung e está gravando a tela de um iPhone.»
Em nota, a Polícia Civil do Estado de São Paulo afirmou que apura a veracidade da denúncia. A investigação é feita pela DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa).
Após a repercussão do vídeo, o perfil @ExposedEmo1 no Twitter respondeu críticas de seguidores, afirmando acreditar na veracidade da conversa. “Para quem está duvidando, aguarde investigação.” A página também divulgou conversas do ex-baterista do CPM 22, Ricardo Japinha, com uma adolescente de 16 anos – neste caso, o músico confirmou a troca de mensagens.