O mês de agosto foi pesado para a teledramaturgia brasileira, que perdeu na mesma semana os atores Paulo José, em decorrência de uma pneumonia, e Tarcísio Meira, vítima da covid-19. Com isso, inúmeras homenagens aconteceram em diversos programas e emissoras. E, para continuar as homenagens, o Globoplay, canal de streaming do Grupo Globo, colocará em seu catálogo a minissérie “O Tempo e o Vento”, que foi ao ar em 1985.
Dirigida por Paulo e protagonizada por Tarcísio, a minissérie é baseada em «O Continente», primeira parte da trilogia «O Tempo e o Vento», de Érico Veríssimo, a obra se passa no período de 1777 a 1895, no Rio Grande do Sul. Através das diversas gerações da família Terra Cambará, sob os olhos de Bibiana (Louise Cardoso/Lilian Lemmertz/Lélia Abramo), é traçado um retrato sobre as origens do Estado, permeado por histórias de amores, amizades, conquistas e esperança.
No elenco, além de Tarcísio Meira como Capitão Rodrigo, nomes como Glória Pires, Louise Cardoso, Lima Duarte, José Mayer, Odilon Wagner, Carla Camurati, Tonico Pereira, Daniel Dantas, José de Abreu e Chica Xavier, entre outros. Diretor geral da obra, Paulo José também deu expediente como ator. Ele viveu Alvarino.
LEIA MAIS:
- Phelipe Siani estreia programa sobre negócios na CNN Brasil
- Atriz Fernanda Nobre assume viver em um relacionamento aberto
- Ator Mateus Carrieri passa por cirurgia na próstata
- Sampa Sky, um presente para São Paulo em plena pandemia
Antes de chegar ao Globoplay, a minissérie “O Tempo e o Vento” foi reprisada em 1995, em 16 capítulos, e no Canal Viva, onde foi reexibida na íntegra, em 2012, substituindo “Contos de Verão”. Considerada uma das produções mais ousadas para sua época, com cerca de 100 personagens e quase seis mil figurantes, a minissérie recebeu o Prêmio Coral Negro de Melhor Vídeo no Festival de Cinema e Vídeo de Havana, em 1986.
Outro grande feito de “O Tempo e o Vento” foi a contrução de uma cidade cenográfica de 40 mil m² em Pedra de Guaratiba, projetada por Mário Monteiro, baseado na descrição do livro, com as mesmas ruas largas, as mesmas quadras e o sol marcando a passagem do tempo sobre as casas.