A bailarina plus size Thais Carla venceu o processo que movia contra o humorista Léo Lins, que faz parte do programa “The Noite”, do SBT.
ANÚNCIO
Na ação, Thais pedia uma reparação após Léo ter feito comentários gordofóbicos sobre um vídeo em que ela demonstra a dificuldade de pessoas gordas para ter acesso às poltronas de avião.
Segundo o site Universa, do UOL, Léo Lins não tem mais direito a recurso e, por isso, terá que pagar R$ 5 mil a Thais Carla, por danos morais. A decisão foi tomada pela juíza Carolina Almeida da Cunha Guedes, da 8ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Causas Comuns de Salvador.
No texto da sentença, a magistrada evidenciou que o comportamento do famoso ao reproduzir o vídeo foi ofensivo, promoveu discurso de ódio e incitou outras pessoas a atacarem a dançarina nas redes sociais, “exalando inequívoca gordofobia”.
Em decisão a magistrada ainda falou que a liberdade de expressão, garantida no Estado Democrático de Direito, “não é um salvo-conduto para humilhar, expor à execração pública” e que é dever estatal proteger as minorias.
LEIA TAMBÉM:
- Monica Iozzi assume talk show sobre política no Canal Brasil
- Xuxa assina com a Amazon e fará reality com drag queens
- Veja quem será o par romântico de Gaby Amarantos em ‘Além da Ilusão’
- Porta dos Fundos faz animação com Jesus adolescente
Ao site, a dançarina comemorou: “Que seja exemplo para pessoas gordas, que a gente não se cale. E meu trabalho vai além da ‘blogueiragem’, ele tem esse viés social também”.
A também influenciadora ainda relatou: “Não foi a primeira vez que a minha imagem foi usada, mas o ápice foi o vídeo. Ele estava ‘monetizando’ com isso. Justamente em um conteúdo em que eu falava sobre acessibilidade, porque muitas pessoas gordas deixam de fazer certas coisas por causa dessas situações”.