A cidade de São Paulo está promovendo a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra, feira que tem como objetivo expor talentos negros da cidade em diversas áreas.
ANÚNCIO
O tema desta primeira edição é “São Paulo Farol Antirracista”. Xande Pilares, Leci Brandão, Rael, Rashid, Sandra de Sá e Dexter são alguns dos nomes que se destacam na programação de shows da feira.
A expo está dividida em cinco espaços: Cultura (com 35 stands), Empreendedorismo e Tecnologia (26), Mulheres Negras (25), Saúde (18) e Educação (16). Toda a cenografia foi produzida por profissionais do Carnaval paulistano, reunindo símbolos da África ancestral.
Entre os destaques da feira está a escultura principal na entrada: uma representação da Mãe África, com 10 metros de altura. O Espaço Saúde trará uma experiência sensorial, remetendo à medicina ancestral. Já no Espaço Educação, será recriado um cenário que remete à primeira universidade do mundo, datada de 860 a.C., Tombucto, na cidade do Mali.
Há ainda o Espaço Cultura, com cenografia inspirada no Theatro Municipal de São Paulo. Ele receberá apresentações de grupos e artistas de diversas linguagens artísticas, como circo, teatro, dança e literatura.
“A Cultura Negra é parte fundamental da cidade e também será fundamental para a retomada econômica da capital paulista. Nosso maior ganho em promover um evento de tamanha grandiosidade é mostrar para a população, que em sua maioria é composta por pessoas negras, que podemos ser qualquer coisa”, explica a secretária de Cultura da cidade de São Paulo, Aline Torres.
A 1ª Expo Internacional da Consciência Negra começa na próxima sexta-feira (19), fechado para autoridades e imprensa, e abre para o público no sábado (20) e domingo (21). O encerramento será na segunda-feira (22), exclusivo para visitações escolares.
ANÚNCIO
Para comparecer à feira, é preciso confirmar a presença antecipadamente, através do site oficial do evento. A entrada é totalmente gratuita. É preciso apresentar comprovante de vacinação contra covid-19 ou teste negativo.
LEIA TAMBÉM:
- Museu Afro Brasil tem programação especial neste sábado
- Consciência Negra: Espetáculos de dança celebram a data em SP
- Theatro Municipal de São Paulo recebe stand-up em celebração ao Dia da Consciência Negra
- Rincon Sapiência, Rico Dalasam, Ellen Oléria e mais shows grátis em SP
Confira a programação cultural completa:
20/11 (sábado)
11h - Negror, com Sidney Santiago (teatro)
13h - Grazzi Brasil (show)
15h - Brasilidade - Muito prazer, as Iyálódes (desfile)
16h - Sarau das Pretas
17h - Cortejo Dionisío
18h - Xande de Pilares convida Leci Brandão (show)
19h - Rael convida Rashid, Drik Barbosa e Bixarte (show)
21/11 (domingo)
11h - Mac fly mob (dança)
13h - Ato Perene: O processo como obra - Cia Pé no Mundo (dança)
15h - Brasilidade - Muito prazer, as Iyálódes (desfile)
17h - Cortejo Dionisío
18h - Black Rio convida Carlos Dafé, com homenagem a Gerson King Combo (show)
19h - Sandra de Sá convida Dexter (show)
22/11 (segunda-feira)
14h - Circo Cattapum (circo)
16h - O Barulho de Todas as Noites (teatro infantil)
17h - Cortejo Dionisío