Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a cidade de São Paulo recebe uma extensa programação cultural durante todo o fim de semana - e até mesmo depois dele. Diversos espaços recebem debates, exposições, peças e shows voltados ao tema.
ANÚNCIO
Em 2021 completam-se 50 anos da primeira celebração do dia 20 de novembro, e também o início das reivindicações da data como Dia da Consciência Negra. Esse é um marco para a comunidade negra, pois trata-se do mesmo dia em que o líder quilombola brasileiro Zumbi dos Palmares foi assassinado.
1ª Expo Internacional da Consciência Negra
A Secretaria Municipal de Relações Internacionais organizou uma feira para expor talentos negros da cidade em diversas áreas. Sob o tema “São Paulo Farol Antirracista”, o Pavilhão do Anhembi recebe shows de artistas como Xande de Pilares, Leci Brandão, Rael e Rashid. O espaço também terá palestras e outras apresentações artistas, até a próxima segunda-feira (22).
Confira a programação completa:
Shows nos centros culturais
No sábado (20), a cantora Bia Doxum se apresenta na Vila Itororó, às 20h. Já no domingo, o som fica por conta de Kiki Ball Afrodiaspórica, na Casa de Cultura Butantã, às 16h, Jéssica Ellen, no Centro de Culturas Negras, às 17h, e Crash Party + Jup do Bairro, na Casa de Cultura Hip Hop - Leste, às 22h. Todos tem entrada gratuita.
Veja outros shows ao longo de novembro:
Feira Preta, empreendedorismo e shows online
Para quem não for sair de casa, a dica é a 20ª Feira Preta, com shows, workshops, espetáculos, intervenções artísticas e painéis, todos gratuitos. Emicida abre a programação de apresentações musicais, no sábado (20), às 17h. A dupla indicada ao MTV Miaw 2020 Tasha & Tracie cantam no doming (21), às 19h.
ANÚNCIO
Acesse a programação, que segue até dezembro:
Stand-up no Theatro Municipal
O Theatro Municipal de São Paulo recebe dois espetáculos neste sábado (20): a peça “Ocupação Maria D’Apparecida - Movimento nº 1″, sobre a primeira cantora lírica negra brasileira a se apresentar na ópera de Paris, e o stand-up “Risadas Pretas Importam”, com sete comediantes de ponta.
Descubra como comprar as entradas:
Brincadeiras típicas do Congo no Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil estende sua gratuidade neste sábado (20) a todo o público que poderá participar de uma sessão de contação de histórias e brincadeiras originárias da República Democrática do Congo, comandada pelo educador Wasawulua Daniel, ou assistir aos shows das bandas Pequeno Circo do Choro e Banda Performática.
Saiba os horários:
Espetáculo musical no Planetário Ibirapuera
No Parque Ibirapuera, uma homenagem ao maestro Martinho Lutero Galati. O espetáculo “O amor não tem meio termo: música e palavra” foi criado durante sua viagem à África na década de 1980 e guia a apresentação do Coro Luther King.
Veja a lista de músicos que integram o setlist: