O anúncio do noivado de Meghan Markle e do príncipe Harry parece ter sido o momento no qual a imprensa britânica começou a pautar negativamente a duquesa de Sussex. Pelo menos isso é o que afirmaram os entrevistados do documentário da BBC ‘The Princes and the Press’, que foi ao ar dividido em duas partes no Reino Unido no final de novembro.
O fato é que a imprensa esperava um momento com os noivos, algo que pudesse ser noticiado com informações mais “quentes”, palavra usada no jargão jornalístico quando uma notícia é interessante e recente. Na primeira parte de ‘The Princes and the Press’, o apresentador Amol Rajan e outros jornalistas reais argumentaram que a maneira incomum como aquele dia de novembro foi realizado deu o tom para o que seria, e ainda é, um relacionamento profundamente amargo, entre Meghan Markle e os principais veículos de imprensa britânicos.
“Um noivado real é normalmente uma oportunidade para a noiva conhecer a imprensa informalmente. Mas este era diferente. Harry e Meghan colocaram uma lagoa entre eles e os repórteres. Este não era o tipo de celebração a que a imprensa estava acostumada”, disse Amol Rajan.
Leia mais
- Entenda por que Harry e Meghan não devem convidar Kate e William para visitá-los na Califórnia
- “Há relatos de que a Rainha tem uma conta secreta no Facebook”, revela especialista em realeza
- Príncipe Harry escreve carta emocionante em nome de Lady Di
- Meghan Markle se pronuncia após vitória judicial contra tabloide britânico
Camilla Tominey, jornalista do The Telegraph, continuou a explicar: “A entrevista coletiva inicial foi muito realizada à distância. E então nunca houve um encontro adequado e cumprimentado. Talvez a falta de compreensão do que era Meghan se deva ao fato de que eles nunca a apresentaram à imprensa de maneira adequada”.
Richard Palmer, o correspondente real do Daily Express, concordou com os dois colegas dizendo: “Um dos erros que eles cometeram foi não se envolver com a mídia”.
A comparação com Kate Middleton
O documentário selecionou comentários dos jornalistas que comparavam o momento de estreia de Meghan Markle como um membro oficial da realeza e o mesmo momento que teve Kate Middleton, anos antes.
“Ainda tenho boas lembranças de Kate me mostrando seu enorme anel de safira e diamante após uma entrevista coletiva no Palácio de St. James com as palavras: ‘Foi a mãe de William, então é muito especial’”, disse Camilla Tominey.