A segunda edição da PerifaCon já tem data marcada: 15 de maio de 2022. A feira, também conhecida por ser a “comic-con das favelas”, já é a principal convenção de cultura pop focada no público das periferias de São Paulo.
ANÚNCIO
Após o hiato na pandemia, o evento deixa o Capão Redondo, onde realizou sua primeira edição em 2019, e segue para a Brasilândia, na outra ponta da capital paulista. Ao Metro World News, a organização do evento aponta a importância de circular pelos extremos como forma de estimular a produção e o comércio local durante a feira.
“Queremos alcançar outra quebrada agora. Na primeira edição do Capão, a gente conseguiu bastante visibilidade e a Brasilândia tem gente fazendo bastante coisa bacana também. É esse espaço que a gente quer estar”, afirma uma das criadoras da PerifaCon, Gabrielly Oliveira.
A primeira edição contou com um público de mais de 7 mil pessoas. O evento foi realizado por meio de um financiamento coletivo no fim de 2018 e contou com cerca de 230 palestrantes da cena pop e periférica, 44 expositores e 14 lojas com trabalhos a preços acessíveis - como a editora Companhia das Letras.
O diretor de cinema J.J. Abrams, conhecido por filmes como “Star Wars” e “Star Trek”, concedeu uma entrevista aos organizadores após o evento, incentivando aos criadores a prosseguir com o trabalho (assista aqui). “Não consigo imaginar como seria crescer e não me ver representado nas histórias”, afirmou na ocasião.
Para a realização desta segunda edição, a organização da PerifaCon está em busca do apoio direto de marcas que desejam patrocinar ou serem parceiros do evento.
“Nosso trabalho tem dois desafios, pois ele é voltado para o público periférico e também para o público nerd. Já avançamos bastante no que diz respeito ao último, hoje o Brasil tem a maior comic-con do mundo. Mas, ao mesmo tempo, existe uma dificuldade das empresas levarem seus produtos [para a periferia]”, explica outra fundadora da PerifaCon, Andreza Delgado.
ANÚNCIO
Para ela, a associação de marcas como McDonald’s, Netflix e Disney, que foram parceiras de outros momentos, é muito importante para a consolidação da feira. “Seria muito bacana o morador de periferia poder manter esse contato com o que está no mainstream também, seja por um painel, um debate sobre uma série. A gente quer trazer essa experiência também”, ressalta.
Expectativas para a segunda edição
A segunda edição deve trazer o Beco dos Artistas novamente. “É uma das partes mais legais, é um dos corações do nosso evento”, conta Oliveira. Os eventos de cultura pop, mangás e HQs também retornam, com toda a força.
Mas a feira na Brasilândia também promete muitas novidades ao público em 2022. Spoilers?
“Estamos pensando também em um espaço chamado Favela Business, porque entendemos que nossa missão é trazer também um pouquinho da discussão sobre empreendedorismo, dentro desse cenário de novas profissões”, explica Delgado.
E se tem alguém que tem propriedade sobre o assunto, são os próprios fundadores da PerifaCon. Os quatro sócios fundadores são de origem periférica e conduzem o negócio em uma empreitada totalmente inédita no país.
Além do Favela Business, a organização revelou ao Metro World News que a próxima edição da feira trará uma Arena Gamer e outro espaço focado em tecnologia. “A gente acha muito importante potencializar o que está acontecendo no que diz respeito a tecnologia nas periferias”, afirma Delgado.
A segunda edição da PerifaCon acontecerá na Fábrica de Cultura da Brasilândia, a partir das 10h do dia 15 de maio de 2022. O espaço fica localizado na Av. General Penha Brasil, 2508. A entrada é grátis.
LEIA TAMBÉM: