O rádio já teve sua era de ouro e foi “trocado” pela televisão. Depois veio a internet e, graças às várias reinvenções, o áudio voltou a fazer sucesso, dessa vez com os podcast. E parece que voltou para ficar. Há algum tempo essa mídia vem se consolidando no Brasil, não só com ouvintes, mas também com produtores. Dados mostram que o Brasil é o quinto maior produtor de podcasts do mundo.
ANÚNCIO
A pandemia também favoreceu o mercado. Um estudo realizado pelo Ibope e Globo mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts nesse período. Se você ainda não deu ouvidos para essa mídia, que tal começar a acompanhar algum podcast nesse ano? Abaixo você confere uma lista de podcasts variados para dar play.
Podpah
O Podpah é um dos maiores podcasts de plataformas como Deezer e Spotfy o maior do Youtube. Por conta do sucesso, o programa apresentado por Igor Cavalari, o Igão, e Thiago Marques, mais conhecido como Mítico, vai se tornar o primeiro podcast brasileiro em vídeo no Spotfy. O Podpah consiste em entrevistas com convidados famosos dos meios musicais, da internet e da política, entre outros, e conta com alguns especiais anuais, como o ‘Podpah 24 horas’, que, como o nome diz, é apresentado por aproximadamente 24 horas ao vivo no Youtube.
Não Inviabilize
Apresentado por Déia Freitas, o podcast explodiu durante a pandemia. O formato não tem muitas invenções: a apresentadora recebe diversas histórias reais e crônicas e as conta utilizando alguns efeitos sonoros para deixá-las mais cômicas. A apresentadora também acaba dando algumas opiniões sobre o que ela faria em determinadas situações. O programa é dividido em quadros como: ‘Amor nas redes’, que conta histórias de amor e de afeto; ‘Picolé de limão’, um dos quadros de maior suesso, com histórias reais e que geralmente acabam em problemas e o ‘Mico Meu’, que são relatos engraçados. Para resumir: os programas são como grandes fofocas contadas de formas criativas.
Próxima Parada
O podcast da Agência Mural de Jornalismo das Periferias em parceria com o Spotfy surgiu no meio da pandemia e tem uma proposta ousada: são episódios de segunda a sexta-feira que contam as histórias de diversos bairros e personagens das periferias de São Paulo, como o caso de Parelheiros, distrito da zona sul que surgiu após a queda de um meteoro. Tamanha dedicação pela produção já rendeu frutos, como a melhor reportagem em áudio da etapa paulista do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo, onde o podcast venceu com o tema ‘De lixão a parque: a arquiteta que mudou a paisagem da favela’.
Mundo Freak Confidencial
Esse é o podcast mais antigo dessa lista e surgiu quando a “podosfera” ainda estava engatinhando em solo nacional. O programa é um dos carros chefes do site que leva o mesmo nome, que surgiu em 2012 e tem como objeto trazer notícias, histórias e contos relacionados ao paranormal, tudo isso de forma bem humorada. Atualmente o Mundo Freak Confidencial está no programa de número 383 e possui diversos quadros, entre eles o ‘Aconteceu Comigo’, com histórias “reais” de ouvintes sobre aparições de fantasmas, espíritos e extrarrestres e especiais em audiodrama, uma espécie de rádio novela, como o Último Contato.
História pros Brother
Nesse podcast bem humorado, o professor de história, Vítor Soares, conta histórias que geralmente aprendemos em sala de aula, só de que forma descontraída.Para acompanhá-lo nos programas, Alexandre Nickel é o “brother” que escuta as histórias e faz comentários e perguntas durante as explicações. O HPB também utiliza de formatos especiais para alguns programas, como a ‘Semana Gente Ruim’, com pessoas que fizeram maldades ao longo da histporia e o ‘Fez bonito, mas vacilou feio’, com personalidades importantes para alguma causa, mas que acabaram tento atitudes vistas hoje como negativas. Assim como o Podpah, o HPB também aposta no formato de vídeo, publicando seus podcasts no Youtube.
ANÚNCIO
LEIA TAMBÉM:
Boninho ironiza ‘lista de desistentes’ do ‘BBB 22′