As bibliotecas Parque Villa-Lobos e de São Paulo, que fica dentro do Parque da Juventude, recebem uma série de atividades durante o mês de janeiro, como parque da programação de férias escolares.
As atividades são todas voltadas ao universo gamer, com o objetivo de mostrar a proximidade que jogos e literatura podem ter. Todas as oficinas são gratuitas.
A primeira atividade do calendário é “StoryGame”, um jogo em que os participantes devem organizar cronologicamente contos infantis, como João e Maria, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve. As histórias são apresentadas rapidamente, para aumentar a expectativa pelas narrativas.
“Nosso objetivo é que as crianças percebam que vão jogar melhor se conhecerem as histórias, então elas podem ler ou pedir aos pais que leiam para elas. Nosso trabalho sempre está pautado no incentivo à leitura”, diz a desenvolvedora do game, Samira Almeida.
Outra atividade que vale destaque é “Desenvolvendo Jogos”. Como o próprio nome sugere, os participantes aprendem a criar fases de jogos, por meio de um aplicativo de programação.
A ideia é que as crianças criem cenários simples e posicionem personagens, tudo de forma prática. Essa oficina é conduzida pelo professor de tecnologias web e desenvolvimento de jogos do Senac-SP, Francisco Escobar.
Quem não puder comparecer às atividades nas bibliotecas, pode assistir de dois eventos virtuais, ao vivo, que vão contar o processo de criação de dois jogos. São eles “Os Andrades - uma aventura de Mário de Andrade” e “Angola Janga: Picada dos Sonhos”.
LEIA TAMBÉM:
- Museu de Arte Moderna de São Paulo oferece oficinas para crianças nas férias
- Fábricas de Cultura de SP têm mais de 6 mil vagas em cursos de formação artística
Confira a programação completa:
Atividade presencial
- Storygame
Os participantes precisam organizar cronologicamente as histórias de personagens como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, aprimorando as habilidades de concentração, observação e raciocínio lógico. Indicado para crianças de 5 a 9 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
BSP: 08/11 (sábado), das 14h às 16h | BVL: 09/01 (domingo), das 14h às 16h
- Desenvolvendo jogos
Elaboração de uma fase de jogo no aplicativo Pocket Code (ou similar). O objetivo é oferecer uma experiência prática, além de apresentar os bastidores do desenvolvimento de jogos. Os participantes devem ter acesso a um celular para instalar o aplicativo. Indicado para crianças de 7 a 12 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
BSP: 14/01 (sexta-feira), das 15h30 às 17h | BVL: 16/01 (domingo), das 14h às 15h30
- Mundo dos games
Propõe a reprodução com sucata e outros materiais disponíveis na natureza de um ambiente de um jogo à escolha dos participantes, sem a utilização de qualquer aparato digital. A atividade apresenta ainda os conceitos básicos sobre regras, fases, personagens e cenários. Indicado para crianças de 7 a 12 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
BSP: 21/01 (sexta-feira), das 15h30 às 17h | BVL: 23/01 (domingo), das 14h às 15h30
- Brincando e Aprendendo
Brincadeiras, intervenções e gincanas relacionadas ao universo dos jogos. Indicado para crianças a partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
BSP e BVL: às quartas-feiras de janeiro (dias 5, 12, 19 e 26), das 15h às 16h
Atividade on-line
- Os Andrades - uma aventura de Mário de Andrade
Oficina sobre o processo criativo do jogo. O game se passa no ano 2322 e traz a história de um escritor frustrado, que decide voltar no tempo para roubar o livro Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade. Ao retornar para o futuro sua máquina explode espalhando os versos da obra pelo centro antigo de São Paulo. Indicado para jovens a partir de 14 anos. Inscrições a partir de 7 de janeiro, às 10h, no site da biblioteca desejada.
Transmissão pelo Zoom: 19/01 (quarta-feira), das 16h às 17h30
- Angola Janga: como foi desenvolver o jogo
Oficina sobre o processo de criação e desenvolvimento do game “Angola Janga: Picada dos Sonhos”, baseado no livro “Angola Janga: uma história de Palmares”, do quadrinista Marcelo D’Salete. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Inscrições a partir de 7 de janeiro, às 10h, no site da biblioteca desejada.
Transmissão pelo Zoom. 26/01 (quarta-feira), das 16h às 17h