A galeria Arte132 inaugura, neste mês de janeiro, a exposição “São Paulo, sua, nossa Pauliceia Desvairada”, individual de José De Quadros. Com 40 peças, a mostra chega para compor o calendário de comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
“O modernismo falava e retratava o centro de São Paulo. A periferia não, ela foi esquecida. José De Quadros busca outros elementos e propõe um diálogo horizontal sobre a cidade de São Paulo”, explica a curadora Tereza de Arruda.
A exposição apresenta uma vida longe dos bairros nobres, com elementos que remetem ao entorno do ateliê do artista, localizado no Itaim Paulista, no extremo leste de São Paulo. Momentos, perspectivas e acontecimentos guiam os trabalhos apresentados na galeria.
Autodidata, De Quadros nasceu em Barretos, cidade do interior paulista. Morou no Itaim Paulista durante anos, até se mudar para a Alemanha, quando começou a estudar na Academia de Arte de Kassel, em 1988.
Sua vivência no país europeu influencia na exposição: a série “Tempos para Desenhar” apresenta ilustrações de insetos e pragas em jornais originais do período nazista e também entra para a mostra.
A exposição “São Paulo, sua, nossa Pauliceia Desvairada” fica em cartaz de 22 janeiro a 5 de março, de segunda a sexta, das 14h às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h. No dia 12 de fevereiro, às 15h, haverá uma visita guiada pela curadora Tereza de Arruda.
A galeria Arte132 está localizada na Avenida Juriti, 132 - Moema. A entrada é gratuita.
LEIA TAMBÉM:
- Oficinas grátis em São Paulo ensina como criar seu próprio filme de terror
- Museu da Casa Brasileira tem entrada gratuita todos os dias em janeiro