A 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes será totalmente online. Após anunciar um evento híbrido para 2022, o festival voltou atrás e resolveu transferir as atividades presenciais para o formato virtual.
ANÚNCIO
“Estamos vivendo tempos complexos e desafiantes em que pensar de forma coletiva e consciente é o caminho mais prudente para a tomada de decisão. Por isto, mesmo seguindo todos os protocolos sanitários relativos à pandemia de Covid-19, em conformidade com o Programa Minas Consciente, as altas taxas de transmissibilidade inesperadamente altas da variante Ômicron está exigindo um cuidado ainda maior. Salvar vidas é o mais importante”, informa o comunicado.
Sendo assim, a programação passa a ser disponibilizada para o público geral, que poderá acessar de onde estiver. As atividades presenciais programadas do evento já previa público reduzido em todas elas, até então.
Gratuita, a Mostra de Tiradentes 2022 acontece de 21 a 29 de janeiro. Conta com 169 produções em pré-estreias e mostras temáticas, sendo 64 longas, 3 médias e 102 curtas-metragens. Para acessar aos filmes e demais atividades (que incluem painéis, oficinas e lançamentos de livros), é só entrar na plataforma oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes.
LEIA TAMBÉM:
- Opção para férias, Museu Judaico promove Dia das Vítimas do Holocausto
- Theatro Municipal de São Paulo anuncia programação da temporada 2022
A edição
A abertura da Mostra acontece na noite de 21 de janeiro, às 21h. Será feita uma homenagem ao cineasta Adirley Queirós, além da apresentação e exibição da temática da edição deste ano, “Cinema em Transição”.
Dentre os longas da temática, destaque para “Diário Dentro da Noite”, de Chico Diaz, que narra as angústias da pandemia durante confinamentos realizados em meio à montagem de uma peça a partir do livro “A Lua Vem da Ásia”, de Campos de Carvalho. Diversos curtas-metragens também fazem parte das sessões.
ANÚNCIO
Já a homenagem ao cineasta brasiliense Adirley Queirós reúne seis títulos, incluido “Branco Sai, Preto Fica” e “Era Uma Vez Brasília”.
A seleção de 169 filmes da Mostra está dividida em diversos eixos, com destaque para: Mostra Aurora, dedicada a diretores iniciantes; Mostra Olhos Livres, para filmes experimentais; Mostra Praça, de produções com apelo mais popular; À Meia-noite Levarei sua Alma, com filmes de terror; e Mostrinha e Mostra Jovem, eixos dedicados a crianças e adolescentes.