Onze óperas, três apresentações de dança e quase 30 programas sinfônicos devem marcar a temporada 2022 do Theatro Municipal de São Paulo. A programação completa foi divulgada na sexta-feira (17) e inclui uma semana exclusiva para as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, entre 10 a 17 de fevereiro.
Na época, o próprio Theatro Municipal foi palco da Semana de 22, um dos principais movimentos culturais do país. Nomes como Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti e Carlos Drummond de Andrade participaram de atos no saguão do espaço.
Abrindo a agenda da temporada 2022, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coro Lírico fazem um espetáculo com obras de Mozart, Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Mignone, para celebrar os 468 anos da cidade de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro. Na programação sinfônica, a temporada ainda tem a Orquestra Experimental de Repertório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, o Coral Paulistano e o Balé da Cidade de São Paulo - que traz duas obras inéditas ao Municipal.
As óperas que compõem o calendário do ano estão divididas eixos que vão desde priorizar o fomento à criação de óperas brasileiras a apresentação de títulos que nunca foram montados no Theatro Municipal. Quatro delas fazem parte do projeto “Ópera Fora da Caixa”, que busca ressignificar o gênero. A temporada lírica começa em abril.
Neste ano, o Theatro Municipal também contará com o Caderno de Assinaturas, que permite o público a comprar ingressos para apresentações sinfônicas e líricas com antecedência. As vendas começam no dia 24 de janeiro.
Comemorações do centenário da Semana de 22
A celebração da Semana de 22 começa com a instação artística “Recostura”, de Chris Tigra, na fachada principal do Theatro Municipal até 10 de março. Haverá uma sequência de ciclo de encontros ao longa da semana entre 10 a 17 de fevereiro, com convidados promovendo debates sobre patrimônio e acervo.
A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo fará duas apresentações especiais, com um programa completo das “Bachianas”, de Heitor Villa-Lobos, no dia 12 de fevereiro. Também acontecem dois espetáculos teatrais: “Fortes e Vingativos”, no dia 12, e “Infância”, baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, no dia 13 de fevereiro.
Tem ainda a peça “Muyrakytã” pelo Balé da Cidade, a visitação infantil “Linha, Forma e Cor”, a partir do dia 12 de fevereiro, e um show de Dona Onete e DJ Ju Salty, no dia 11 de fevereiro.
A programação completa das comemorações do centenário e de toda a temporada 2022 estão disponíveis no site oficial do Theatro Municipal de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
- 10 shows nacionais em São Paulo previstos para janeiro, de adiados a mantidos
- Cinema em São Paulo exibe sessão para pets assistirem com seus tutores