Entretenimento

Theresa Amayo, atriz veterana da TV, morre aos 88 anos

Nascida no Pará, Theresa mudou-se para o Rio de Janeiro para atuar em novelas ao vivo e diversos clássicos da dramaturgia brasileira

Theresa Amayo atuou em novelas ao vivo, no início da TV no Brasil (Reprodução)

Theresa Amayo, uma das atrizes veteranas da televisão brasileira, morreu, às 4h30 desta segunda-feira (24), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A famosa lutava contra um câncer e faleceu em casa, no bairro de Laranjeiras.

ANÚNCIO

Com mais de 70 anos de carreira, a atriz estreou na extinta TV Tupi, onde protagonizou “E Nós, Aonde Vamos?”. Sua atuação chamou a atenção da direção da TV Globo e tornou-se uma das primeiras atrizes contratadas pela emissora carioca, onde atuou em diversas novelas, como “Roque Santeiro”, onde viveu Mocinha, a noiva de Roque (Francisco Cuoco).

Na época, quando até as novelas eram exibidas ao vivo, Theresa Amayo esteve no elenco de “Teatrinho Trol”, “Câmera Um” e “Histórias do Teatro Universal”, produções clássicas da televisão brasileira.

Já em “Pecado Capital”, de Janete Clair, Theresa viveu Vitória, a filha mais velha de Salviano Lisboa (Lima Duarte). Em 1977 a atriz foi a Tônia de “O Espantalho”, produção exibida na TVS (hoje SBT), na Record TV e na Tupi.

Além dessas, Theresa Amayo atuou em “Gina” (1978), como a vilã Mirtes, “Tudo ou Nada” (1986) e “Carmem” (1987), ambas na TV Manchete, e “Senhora do Destino” (2004), na Globo. A atriz também participou de minisséries e no “Zorra Total” e das tramas “A Rainha Louca” (1967), “Sangue e Areia” (1968), “Passo dos Ventos” (1968),”O Rei dos Ciganos” (1966) e a “A Última Valsa” (1969).

Theresa Amayo também foi escalada para trabalhar em diversos filmes brasileiros, como “O Diamante”, “Fuzileiro do Amor”, “O Camelô da Rua Larga”, “Não Pare na Pista” e “Doidas e Santas”.

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias