A franquia “Era do Gelo” ganha mais um capítulo nesta sexta-feira (28), após um intervalo de quase seis anos. O filme estreia diretamente no Disney Plus, nova casa da cinessérie de animação.
Dessa vez, os heróis são Eddie e Crash, os dois irmãos gambás da mamute Ellie. Em busca da independência, eles partem para encontrar um lugar próprio. Acabam na caverna subterrânea do Mundo Perdido, vista no terceiro longa. Eles são resgatados pela doninha aventureira Buck Wild e, juntos, embarcam em uma missão para salvar o lugar da dominação dos dinossauros.
“A Era do Gelo: As Aventuras de Buck” trata-se, na prática, de um spin-off. Manny, Diego e Sid são apenas participações especiais, logo no começo do filme. Ellie, a irmã superprotetora, introduz o longa, recapitulando o caminho até aqui para aqueles que não se lembravam mais dos acontecimentos da série gelada.
Contudo, embora o título leve o nome da doninha, é nos irmãos gambás que está o foco da história. Logo no começo, é possível descobrir mais da infância deles e Ellie, bem como a adoção da mamute. Em dado momento, Eddie e Crash usam o conhecimento passado por Sid e Ellie sobre relacionamentos para resolver um conflito com os novos companheiros.
O longa também introduz uma nova personagem: Zee, uma antiga parceira de Buck. Por outro lado, deixa de fora Scrat, o icônico esquilo que sempre corria atrás de suas nozes e servia como pausa para momentos da narrativa.
Apesar dos novos momentos, a narrativa segue a mesma lógica de “A Era do Gelo: Despertar dos Dinossauros”. Ao mesmo tempo, parece esquecer o fato de que já se foram 20 anos desde o primeiro filme - ou seja, os fãs cresceram. Aquele equilíbrio entre história que agrada adultos e crianças, marca registrada das animações da Disney, não está aqui.
O novo capítulo não apela para a nostalgia, mas sem ela, tira a razão de existir do spin-off. Afinal, quem retorna a uma saga é justamente quem acompanhou o desenrolar da história original.
LEIA TAMBÉM: