Entretenimento

9 eventos em São Paulo que celebram do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Exposições, peças de teatro, declamações de poesias e mais comemoram o legado do Modernismo

Fachada do Theatro Municipal, no centro de São Paulo Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A arte, mesmo a mais pessimista, é uma proposição de felicidade”. Mário de Andrade, uma das principais figuras do Modernismo do país, resume hoje a celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna.

ANÚNCIO

Realizada em 1922 por um grupo de artistas que buscavam a renovação de linguagem artística e a ruptura com o passado, São Paulo foi o palco principal desse movimento. Agora, prepara uma série de eventos para celebrar este marco.

O Metro World News separou nove espaços que vão comemorar o centenário em grande estilo. São exposições, peças de teatro, declamações de poesias, todas refletindo o legado de um dos movimentos artísticos mais importantes da história da arte do nosso país.

Confira:

Theatro Municipal

Palco da Semana de Arte Moderna, em 1922, o Theatro Municipal traz uma programação especial com concertos, apresentações de dança, sarau e mais. Os eventos se concentram entre os dias 10 e 17 de fevereiro.

Destaque para o show da Dona Onete e do Dj Ju Salty, na Praça das Artes, e para a instalação artísticaRecostura”, da artivista Chris Tigra, que ficará na fachada principal até dia 10 de março.

O Theatro Municipal ainda organiza a Expedição Modernista, inspirada na Missão de Pesquisas de Mário de Andrade. A programação completa está disponível no site oficial do Theatro.

ANÚNCIO

O Theatro Municipal está localizado na Praça Ramos de Azevedo, s/n - República. As atrações são realizadas com horários diversos.

Pinacoteca

O museu guarda em seu acervo permanente diversas obras ligadas ao modernismo. Uma delas (a pintura “Amigos, de Di Cavalcanti) esteve presente na exposição original, de 100 anos atrás. Por isso, até o fim do ano, todas as peças participantes estarão identificadas com um selo - entenda aqui.

A Pinacoteca fica localizada na Praça da Luz, 2 - Luz. Funciona de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), podendo ser adquiridos na bilheteria física ou através do site do museu. Aos sábados, a entrada é gratuita.

Fiesp

O Centro Cultural Fiesp traz a exposição “Era Uma Vez o Moderno”. São quase 400 itens entre pinturas, desenhos, diários, fotos e cartas, reunidos pela primeira vez em tamanha dimensão - e já é considerada a maior exposição sobre o Modernismo brasileiro realizada até hoje.

As peças fazem parte da coleção do Mário de Andrade, herdadas pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP - saiba mais sobre a exposição aqui.

O Centro Cultural Fiesp está localizado na Avenida Paulista, 1313 - Jardim Paulista. Funciona de quarta a domingo, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

Sesc Avenida Paulista

No Sesc Avenida Paulista tem, de 15 a 19 de fevereiro, o curso online gratuito “O que fez o Moderno com o Carnaval? - Por entre nacionalismo, africanismos e identidade brasileira”.

A aula faz parte do projeto “Diversos 22″ do Sesc e propõe ampliar o olhar, para além do Sudeste, sobre as mudanças que o modernismo trouxe em 1922. No curso, o foco é a análise do Carnaval de Salvador.

As inscrições começam na próxima terça-feira (8), a partir das 14h, no portal Sesc São Paulo, até esgotarem as vagas.

CCBB São Paulo

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo promove a exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”. São obras de 51 grandes artistas, herdeiros de um dos principais movimentos artísticos do país.

A mostra propõe uma reflexão sobre o legado da Semana de 22 para a arte visual contemporânea no Brasil e está dividida em seis núcleos - saiba mais sobre a exposição.

O CCBB SP funciona de quarta a segunda-feira, das 9h às 19h. Está localizado na Rua Álvares Penteado, 112 - Centro.

Memorial da América Latina

Para celebrar o centenário, o Memorial da América Latina reuniu 16 caricaturas de artistas ligados ao Movimento de 22. Foram escolhidos não só quem participou diretamente da Semana de Arte Moderna de 1922, mas também outros artistas brasileiros que contribuíram para o que é considerado o Modernismo na América Latina.

As caricaturas ficarão instaladas durante todo o ano e contarão com mini-biografias das personalidades.

O Memorial da América Latina está localizado no Avenida Mário de Andrade, 664 - Barra Funda. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Para o centenário, será apresentado o espetáculo “Dos Escombros de Pagu”, uma peça em que a artista volta para narrar sua trajetória de vida com todos os acontecimentos vividos e superados, sem qualquer sentimento de culpa e vitimização dos fatos.

O monólogo é interpretado pela atriz Thais Aguir, com direção de Roberto Lage. A peça fica em cartaz entre 14 e 19 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, às 20h, e sábado, às 18h.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade está localizada na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. A entrada é gratuita.

Fábrica de Cultura da Brasilândia

A exposição na Brasilândia é a “22 Periférico”, que reúne releituras de obras dos principais artistas do movimento Modernista produzidas por cinco artistas periféricos, ex-aprendizes da fábrica. A ideia é atualizar os debates da Semana de 1922.

Tem também a exibição do curta-metragem “Novamente 22″, do coletivo Zéfiro Norte. O filme faz uma linha do tempo com performances no Theatro Municipal e na Cinemateca Brasileira.

A Fábrica de Cultura da Brasilândia está localizada na Avenida General Penha Brasil, 2508 - Brasilândia. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 20h.

Casa Mário de Andrade

O espaço já foi residência do escritor e, neste centenário, recebe declamação de poemas de Mário de Andrade, apresentações de teatro de bonecos e danças de roda. Também será realizada uma mesa-redonda, via Zoom, no dia 15 de fevereiro, sobre publicações sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site oficial da Casa Mário de Andrade.

O espaço está localizado na Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias