O novo filme do diretor mexicano Guillermo del Toro, “O Beco do Pesadelo”, chegou recentemente no Brasil, mas a estreia nos Estados Unidos aconteceu em dezembro. Desde então, o filme parece estar indo mal nas bilheterias americanas - mais da metade da receita vem do exterior.
ANÚNCIO
Por isso, o cineasta Martin Scorsese fez um apelo ao público, para que vejam o novo filme do colega diretor. “Percebi que o público não estava indo assisti-lo, algo que me angustia”, declarou Scorsese, em coluna do Los Angeles Times.
Para o criador de “Taxi Driver” e “O Lobo de Wall Street”, Del Toro usa a linguagem de uma época passada para falar sobre os tempos atuais. “O filme é mais fiel ao espírito do film noir do que as muitas ‘homenagens’ que foram feitas ao longo dos anos e ainda hoje são feitas”, observa.
Ele também afirma que a comparação com o noir é justa, mas que “O Beco do Pesadelo” vai muito além disso. “Poderiam esperar por um pastiche do gênero, do qual já houve muitos. Isso nem sequer começa a fazer justiça à adaptação de Guillermo e Kim Morgan”, justifica.
“Não se trata apenas de uma questão de “estilo” ou “visual”, por mais requintado que o filme seja. Trata-se de uma questão do total compromisso de Guillermo com o material”, ressalta.
“O Beco do Pesadelo” se passa na década de 1940 e segue Stanton Carlisle (Bradley Cooper), um ambicioso trabalhador de um parque de diversões itinerante. Ele aprende alguns truques de telepatia com um casal e descobre seu talento para manipular as pessoas através das palavras.
Stan se apaixona por Molly (Rooney Mara), que faz performances de eletricidade. Juntos, eles partem para Nova York, onde pretendem ganhar dinheiro e fama pela elite da cidade. Lá, eles conhecem Lilith (Cate Blanchett), uma psiquiatra ainda mais perigosa que eles.
ANÚNCIO
O filme é uma adaptação do livro de William Lindsay Gresham, que recebeu o nome de “O Beco das Ilusões Perdidas” no Brasil. Mas essa não é a primeira fez que a história vai para o cinema: um ano após o lançamento do livro, em 1946, a obra foi adaptada pelo britânico Edmund Goulding (leia mais aqui).
LEIA TAMBÉM:
- 9 eventos em São Paulo que celebram do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
- ‘A Hora da Estrela’, musical inspirado na obra de Clarice Lispector, estreia no Sesc Santana
Assista ao trailer de “O Beco do Pesadelo”: