Entretenimento

Entenda por que a Rainha negou o título de príncipe a Archie, filho de Harry e Meghan.

Archie Harrison Mountbatten-Windsor é o primogênito do príncipe Harry e de Meghan Markle.

Rainha Elizabeth II. Foto: Reprodução Instagram @theroyalfamily

A dúvida surgiu assim que Archie nasceu: assim como os filhos de Kate Middleton e do príncipe William, por que Archie não recebeu o título de príncipe? O nascimento do primeiro filho de Meghan Markle e do príncipe Harry, em 6 de maio de 2019, gerou dúvidas sobre o motivo pelo qual a criança não recebeu o título de príncipe, assim como seus primos, os filhos de Kate e William.

ANÚNCIO

Para quem não lembra, em março deste ano, Meghan Markle e o príncipe Harry deram uma entrevista à apresentadora estadunidense Oprah Winfrey. Meghan revelou que ficou surpresa ao saber que o seu primogênito não teria o título de príncipe e que, consequentemente, não teria direito à proteção especial. “Enquanto eu estava grávida nós (ela e Harry) tivemos uma conversa sobre ele não ter segurança, já que ele não iria receber um título. E também sobre as preocupações dos outros sobre quão escura a pele dele poderia ser”, disse a Duquesa.

“Eles estavam dizendo que não queriam que ele fosse um príncipe ou princesa, sem saber qual seria o gênero, o que seria diferente do protocolo”, ela continuou na época.

O que diz o protocolo real?

Para que saibamos exatamente o que aconteceu, precisamos voltar no tempo, mais precisamente às informações contidas em uma carta-patente emitida pelo rei George V em novembro de 1917.

Nesta carta, o rei George V, pai da Rainha Elizabeth II, declarou que os bisnetos do monarca não seriam mais príncipes ou princesas, exceto o filho mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales.

Ou seja, nessa situação somente o príncipe George, o filho mais velho do príncipe William, automaticamente teria o título de príncipe, não Archie, que ele é filho de Harry, o filho caçula de Charles.

ANÚNCIO

Seguindo esta regra, os irmãos de George: Charlotte e Louis não seriam contemplados com o título. Porém, a Rainha Elizabeth II mudou esse status. Na época, ela emitiu uma outra carta-patente informando que todos os filhos do príncipe William deveriam ter o título. Ou seja, Louis e Charlotte se tornaram príncipe e princesa respectivamente.

Para Archie e Lilibet nada.

Leia mais

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias