O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo está promovendo uma mostra que explora a influência do Modernismo no cinema brasileiro. São 50 filmes, entre produções antigas e novas, que trazem pontos de intervenção deste movimento tão importante para a cultura nacional.
“Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha, é um dos longas em destaque na programação. “Terra em Transe” (1967) é outro longa do diretor em cartaz na mostra.
Tem também “Macunaíma” (1969), de Joaquim Pedro Andrade, inspirado na obra de Mário de Andrade, um dos principais nomes do movimento Modernista no Brasil. O escritor foi um dos percursores da Semana de Arte Moderna de 1922, que teve o Theatro Municipal como palco.
Ao longo das próximas semanas, a mostra também fará dois debates online e dois outros presenciais, todas com foco nas influências do Modernismo em outros campos das artes, como literatura, e na cultura brasileira.
A mostra “Ecos de 1922 - Modernismo no Cinema Brasileiro″ começou na última quarta-feira (9) e segue até o dia 7 de março. A programação completa pode ser conferida no site do festival.
As sessões acontecem de terça-feira a domingo, em diversos horários. Os ingressos são gratuitos e deve ser retirados com antecedência, na bilheteria do local ou através deste site.
O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo fica localizado na Rua Álvares Penteado, 112 - Centro.
LEIA TAMBÉM:
- 9 eventos em São Paulo que celebram do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
- São Paulo, 468 anos: aniversário inicia festejos da Semana Modernista de 1922
- Gestão da pandemia no Brasil é criticada por exposição em São Paulo
- Exposição convida público a conhecer a ‘São Paulo das periferias’