‘Inventando Anna’ é uma série a Netflix que estreou dia 11 de fevereiro. A série é baseada na história real contada pela jornalista Jessica Pressler, publicada em 2018 na New York Magazine, que escancarou as fraudes e os crimes cometidos por uma jovem russa que enganou estadunidenses em troca de dinheiro e poder. A atriz Julia Garner interpreta o papel principal, Anna Delvey, também identificada por Anna Sorokin.
Segundo informações da Vanity Fair, a Netflix teria pago a Anna Delvey cerca de 320 mil dólares pelos direitos de contar a sua história. Veja abaixo o trailer.
Crítica
Recentemente, ‘Inventando Anna’ foi duramente criticada por uma mulher que inspirou uma das personagens da série. Rachel Williams, é uma ex-amiga de Anna Delvey. Ela foi enganada e teve mais de 62 mil dólares roubados por Anna. Rachel inclusive lançou um livro sobre a história: ‘My Friend Anna’, lançado em 2019. Na série da Netflix, Rachel Williams é interpretada pela atriz Katie Lowes.
Rachel, em uma recente entrevista à Vanity Fair, onde trabalhou anteriormente, advertiu sobre a empatia “problemática” do roteiro da série. ‘Inventando Anna’ é uma série criada por Shonda Rhimes, a produtora executiva de ‘Bridgerton’ e que também produziu ‘Scandal’. Shonda Rhimes é proprietária da produtora Shondaland, que criou ‘Bridgerton’.
Para Rachel Williams, a série criada por Shonda Rhimes para a Netflix confunde fato e ficção de uma forma preocupante.
Os crimes de Anna
Anna Sorokin foi condenada em 2019 por oito crimes, sendo considerada culpada por furto e tentativa de furto. A sentença de Anna é uma pena de cárcere privado de quatro a 12 anos.
Em 2021, depois de cumprir menos de quatro anos, ela foi liberada, mas foi novamente levada sob custódia por ultrapassar o prazo de validade do visto americano. Atualmente, ela está em um presídio em Nova York.