Quem assistiu à série ‘Inventando Anna’ certamente se perguntou: “quando a Netflix deve ter pago para poder fazer uma série baseada em fatos reais?”. Como sabemos, todas as produções culturais que são baseadas em histórias reais precisam pagar direitos de imagem. Mas isso é ainda mais intrigante quando estamos falando de uma produção que se inspira na história de uma golpista condenada por furto e roubo e que usava uma identidade falsa.
A história verdadeira de Anna Delvey, ou Anna Sorokin, a falsa herdeira russa que enganou diversas celebridades, banqueiros e socialites de Nova York, foi descoberta pela jornalista Jessica Pressler. A série ‘Inventando Anna’ é uma adaptação dessa história, que ficou conhecida após o artigo assinado por Jessica na New York Magazine, publicado em 2018.
Para a Netflix contar essa história, ela teve que comprar os direitos sobre ela e, pensando-se em Anna Delvey, esse custo não foi pequeno. Primeiro, de acordo com o portal especializado em entretenimento, a Netflix precisou pagar $ 320 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 1,6 milhão de reais.
Leia mais: ‘Inventando Anna’: Esta é a jornalista da história real. Veja o Instagram dela!
Porém, a justiça do estado de Nova York proibiu que Anna Delvey utilizasse essa quantia, exceto para uma coisa: pagar a restituição que ela deve às pessoas que foram suas vítimas. Ou seja, ela ganhou dinheiro, mas deve usá-lo somente para pagar suas dívidas.
Quando Anna Delvey deve?
Anna Delvey foi presa sob a acusação de que teria roubado mais de $ 200 mil dólares e, segundo informações reveladas pelo jornalista econômico Jacob Shamisian, da Insider, ela já pagou cerca de $ 199 milhões para as instituições financeiras americanas em restituição e também gastou outros $ 24 mil dólares para liquidar multas estaduais.
Além disso, ainda segundo o jornalista, os honorários advocatícios de Anna Delvey somam cerca de $ 75 mil dólares.
Ainda não se sabe como Anna Delvey gastará os $ 22 mil dólares restantes, porém é provável que ela lucre ainda mais, uma vez que vem alimentando seu Instagram com publicidade sobre a série e sobre si mesma e histórias continuam a ser contadas sobre ela.