A atriz Fernanda Montenegro segue, pelo terceiro ano consecutivo, como a mulher mais admirada do Brasil. Quem afirma é o ranking do Instituto Qualibest.
ANÚNCIO
A pesquisa digital coloca a atriz global como a principal personalidade feminina desde 2020, à frente de nomes importantes da música e da política.
Depois de Fernanda, as outras brasileiras mais admiradas país a fora são a cantora Anitta, a atriz Taís Araujo, a apresentadora Ana Maria Braga, a ex-presidente Dilma Rousseff e a atual primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Para elaborar o ranking, o Instituto Qualibest ouviu 1.115 pessoas de todo o país, entre os dias 18 e 27 de fevereiro deste ano.
Carreira
Nascida Arlette Pinheiro Monteiro Torres, Fernanda Montenegro tem 92 anos de idade. Frequentemente é considerada uma das maiores brasileiras.
Aos 69 anos de idade, se tornou a primeira mulher latinoamericana indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por seu papel como Dora em “Central do Brasil”. É a única brasileira que chegou aos finalistas da premiação e também a única atriz indicada por uma atuação em língua portuguesa.
Já aos 84 anos, foi a primeira brasileira a vencer o Emmy Internacional de Melhor Atriz, pela Dona Picucha em “Doce de Mãe”.
ANÚNCIO
Em 2021, juntou-se aos imortais da Academia Brasileira de Letras, na cadeira 17 - patronada pelo jornalista Hipólito da Costa.
Sua carreira começou aos 21 anos, no teatro. Ela foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi, logo na criação da emissora. Seus últimos trabalhos em novelas da TV Globo incluem “Saramandaia” (2013), “Babilônia” (2015) e “O Outro Lado do Paraíso” (2017).
Mas é no cinema e nas séries de TV que Fernanda Montenegro segue atuando. Seus papéis mais recentes são em “Gilda, Lúcia e o Bode”, série do Globoplay feita durante a pandemia sobre o isolamento, e em “Piedade”, filme lançado em agosto de 2021.
Leia também: Com Sophie Charlotte, filme sobre vida de Gal Costa ganha primeiras imagens