Nesta terça-feira (8), comemora-se o Dia Internacional das Mulheres. Criado em 1909, é uma data que celebra a luta das mulheres por equidade de direitos.
ANÚNCIO
Das primeiras manifestações na luta pelo voto até a revolução sexual, foram muitos os momentos em que elas foram protagonistas na busca por mundo melhor.
O Metro World News separou cinco filmes essenciais para entender a jornada até aqui - e que muito ainda precisa ser feito.
As Sufragistas
Onde assistir: Globoplay
O filme retrata a Inglaterra do início do século XX, durante a primeira onda do movimento feminista na luta pelo direito ao voto. A história segue uma lavadeira, interpretada por Carey Mulligan, que se une à causa após começar a entender a importância de lutar pelos seus direitos.
Estrelas Além do Tempo
Onde assistir: Disney Plus
Mesmo após a mulher começar a conquistar seu espaço no mercado de trabalho, ainda houve um tempo em que essa luta não fazia o necessário recorte racial, deixando de fora as mulheres negras. O filme se passa durante a Guerra Fria e acompanha a história de três matemáticas que trabalhavam para a NASA.
ANÚNCIO
A Dama de Ferro
Onde assistir: Google Play Filmes
Meryl Streep encarna Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido na década de 1980. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo e teve uma série de importantes decisões nas mãos, como a Guerra das Malvinas.
Frida
Onde assistir: Apple TV Plus
A vida da pintora mexicana Frida Kahlo é protagonizada por Salma Hayek. O filme acompanha a trajetória desta que é um ícone feminista latino-americana, bissexual e com uma personalidade forte. Paralelamente à produção, a própria atriz passou por momentos desconcertantes durante a gravação, nas mãos do produtor Harvey Weinstein, preso por estupro e abuso sexual de diversas atrizes em Hollywood, anos depois.
Tully
Onde assistir: HBO Max
A última indicação desta lista é uma história totalmente fictícia, mas inspirada nas situações reais de muitas mulheres mundo a fora. Marlo, uma mãe de três filhos, contrata uma babá noturna para ajudá-la com o recém-nascido. O longa acompanha o exaustivo cotidiano da maternidade.
Leia também: Com Sophie Charlotte, filme sobre vida de Gal Costa ganha primeiras imagens