O apresentador Rodrigo Hilbert utilizou suas redes sociais para deixar um posicionamento sobre o caso relacionado ao deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP).
O parlamentar paulista teve áudios vazas na internet após uma viagem à Ucrânia, em que diz que mulheres ucranianas são fáceis.
“São tantos horrores verbais, é tanta violência, que fica difícil detalhar todas elas. Como homem, como alguém que todos os dias aprende sobre as brutais violências que mulheres passam nesse mundo, acho que calar é compactuar com esse estado brutal de coisas”, escreveu Hilbert.
Para o apresentador, é preciso que a mudança de pensamento aconteça não apenas para a sociedade, mas dentro de grupos de amigos ou da família. “Não faz sentido ele justificar o injustificável dizendo que fez uma molecagem. ‘Sou homem, sou jovem’, ele seguiu explicando. Ser homem e ser jovem não é explicação para falar atrocidades. ‘Ah, mas foram jogadas no grupo de mensagem dos caras do futebol’, ele disse. Pois é justamente nesse ambiente que podemos fazer a diferença. É justamente nesse lugar cheio de toxicidade que a gente pode se agigantar e lutar a nossa parte nessa luta”, explica.
“Todas essas violências fazem parte de uma mesma estrutura machista que, lá na frente, pode desaguar em estupros e mortes. Acho que precisamos nos fazer essas perguntas e, a partir de respostas honestas, nos olhar no espelho. A violência contra a mulher é um problema nosso sim. É um problema muito nosso”, alerta Hilbert.
Entenda o caso
O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) viajou até a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia, na semana passada, com o intuito de fazer entrevistas sobre o conflito.
Contudo, no fim de semana, o deputado, mais conhecido como “Mamãe Falei”, retornou ao Brasil, após ter uma série de áudios vazado naa internet.
Neles, Arthur do Val afirma que mulheres ucranianas “são fáceis, porque são pobres”. Segundo ele, a fala foi um “erro em um momento de empolgação”.
“Foi errado o que eu falei. Não é isso o que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação e pronto”, disse do Val ao ser questionado pela imprensa no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Leia também: Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil, segundo ranking