O Spotify via checar se a música “Envolver”, de Anitta, conquistou o primeiro lugar do Top 50 Global de forma limpa ou se houve “robotização” ou “fraude” por parte de fãs.
ANÚNCIO
A informação foi concedida ao UOL. O procedimento não é incomum: sempre que um artista começa a atingir números altos, é normal que a plataforma de streaming verifique esses dados, já que a remuneração envolvida é considerável.
No caso de Anitta, por exemplo, pode chegar a US$ 150 mil - cerca de R$ 750 mil.
Apesar de ter sido lançada em novembro do ano passado, somente em março a música conquistou o público. Então como “Envolver” se tornou um hit?
@bellapoarch @Anitta is the best dance teacher on the planet😅💕#envolver ♬ Envolver - Anitta
Após vídeos da coreografia da cantora no evento “Bloco da Anitta”, no Rio, serem divulgados, a música estourou em diversos países latinos. A meta da artista, porém, ia além da América Latina, visando o mercado estadunidense.
No TikTok, diversas pessoas do mundo todo foram desafiadas a realizarem um challenge, reproduzindo os passos da cantora. O desafio ganhou o nome de ‘El paso de Anitta’ e os fãs já reproduziram a dança nas redes sociais quase 2 milhões de vezes.
A grande questão com o Spotify, porém, é que os fãs da artista podem ter utilizado formas de impulsionar a música que violam as diretrizes da plataforma.
ANÚNCIO
Uma possibilidade seria o uso de redes VPN, para reproduzir a música várias vezes com diferentes IPs. Outra forma seria o uso de bots, espécie de robôs digitais, para reproduzirem a música repetidamente.
Caso seja identificada algum tipo de fraude, a imagem de Anitta poderia ser seriamente afetada. Além da credibilidade, ela também poderia sofrer punições do Spotify - que, em casos extremos, chega a expulsar artistas da plataforma.
Leia também: Guns N’ Roses abre venda de ingressos para Ribeirão Preto e Porto Alegre