A Sexta-Feira Santa é um dos principais feriados do Cristianismo: é quando os seguidores relembram a crucificação e a morte de Jesus Cristo, figura central da maior religião do Ocidente.
A data é feriado em todo o Brasil - e em diversos países do mundo cristão - e antecede o Domingo de Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Cristo.
O Metro World News selecionou cinco filmes, de diferentes épocas, que reconstroem o momento da crucificação e idealizam a ressurreição.
A Paixão de Cristo
Onde assistir: Star Plus
Famosos que estão no elenco: Jim Caviezel (”Além da Linha Vermelha”), Monica Bellucci (”Matrix Revolutions”) e Maia Morgenstern (”O Carvalho”)
Sobre o que é: Clássico da data, o filme dirigido por Mel Gibson dispensa apresentações. O filme começa no momento da traição de Judas e segue até a crucificação, fazendo um retrato graficamente violento das últimas horas de Jesus Cristo.
Ressurreição
Onde assistir: Netflix e Apple TV Plus
Famosos que estão no elenco: Joseph Fiennes (”The Handmaid’s Tale”), Tom Felton (”Harry Potter”) e Peter Firth (”Força Sinistra”)
Sobre o que é: O longa foca no momento pós-crucificação. Preste a acontecer um levante em Jerusalém, começam os rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um soldado romano é enviados por Pôncio Pilatos para investigar e localizar o corpo desaparecido.
Jesus Cristo Superstar
Onde assistir: Apple TV Plus
Famosos que estão no elenco: Ted Neeley (”Django Livre”), Carl Anderson (”A Cor Púrpura”) e Yvonne Elliman (“Jogos de Guerra”)
Sobre o que é: O filme é uma versão cinematográfica de uma peça musical, contada de forma que mistura passado e presente. Partindo do ponto de vista de Judas Iscariotes, a história segue os sete últimos dias de Jesus na Terra, terminando com a sua crucificação, mas sem contar a ressureição.
Ben-Hur
Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime Video e Apple TV Plus
Famosos que estão no elenco: Rodrigo Santoro (”Westworld″), Jack Huston (”Trapaça”) e Toby Kebbell (”Quarteto Fantástico”)
Sobre o que é: Este é um remake do filme originalmente gravado em 1959. Um nobre chamado Judah Ben Hur, que viveu na mesma época de Jesus Cristo, é acusado de traição e condenado à escravidão - injustamente. Após o tempo de servidão, ele descobre que foi enganado por seu próprio irmão. A partir deste momento, ele vai em busca de vingança.
Leia também: ‘As Aventuras de José & Durval’, série inspirada em Chitãozinho & Xororó, conclui as gravações

