A segunda edição da Perifacon, evento de cultura geek, foi realizada no último domingo (31) na Brasilândia, bairro do extremo norte da cidade de São Paulo.
O evento reuniu nerds e fãs de cultura pop de diversas partes das periferias da capital paulista, com estandes de artistas, feiras de livros e painéis de debates. Esta é a principal convenção do tipo focada no público das favelas.
O tema deste ano foi “Construindo pontes, derrubando muros”. Cerca de 60 artistas estiveram no Beco dos Artistas, onde ilustradores e quadrinistas independentes expuseram seus trabalhos mais recentes.
O evento também promoveu um concurso de cosplayers - mas mesmo o público geral que não estava participando do concurso fez parte da ideia. As fantasias repercutiram nas redes sociais, confira algumas:
O concurso declarou Wesley Stark, Dhalsim e Mell Mechicante vencedores da edição deste ano.
Feiras também repercutiram online
Para esta edição, o projeto Quebradinhas de Marcelino Melo levou diversas esculturas de casa típicas da periferia de São Paulo. A designer de jogos Melina Juraski compartilhou algumas fotos, que repercutiram bastante nas redes sociais.
“Seria muito bacana o morador de periferia poder manter esse contato com o que está no mainstream também, seja por um painel, um debate sobre uma série. A gente quer trazer essa experiência também”, contou uma das organizadoras do evento, Andreza Delgado, em entrevista ao Metro World News em dezembro do ano passado. Na ocasião, a equipe se preparava para a edição deste ano e anunciava as datas da feira na Brasilândia.
A Perifacon 2022 ainda contou com shows de A Sucata que Dá Música, Bivolt, Febem e Rincon Sapiência. O rapper foi o último a subir ao palco e chamou Marissol Mwaba para fazer uma participação na música “Sol”.