A atriz Nichelle Nichols faleceu na noite deste sábado, aos 89 anos, de causas naturais, na cidade de Silver City, no Novo México (EUA), onde morava com o filho.
ANÚNCIO
Para quem ainda não conseguiu ligar o nome à imagem, Nichelle ficou famosa como a Tente Uhura, n versão original de Star Trek, produzida na década de 60 e que passou no Brasil nos anos 70 e 80 como Jornada nas Estrelas.
“Ontem à noite, minha mãe morreu, de causas naturais. No entanto, sua luz, como as antigas galáxias vistas agora pela primeira vez, permanecerá”, publicou seu filho, Kyle Johnson, no site oficial www.uhura.com.
Nichelle foi responsável por um dos primeiros beijos interraciais da televisão americana, protagonizado em uma cena com o ator William Shtbner, que fazia o Capitão James T. Kirk, em 1968, época em que os atores negros faziam apenas papéis de serviçais ou criminosos.
Segundo o site oficial de Star Trek, no final da primeira temporada Nichelle cogitou deixar a série, mas foi dissuadida pelo líder dos direitos civis dos negros Martin Luther King Jr. De acordo com o site, Luther King descreveu a ela como era importante para as pessoas negras verem a Tenente Uhura, uma mulher com dignidade e conhecimento, pra inspirar as novas gerações.
LEIA TAMBÉM: ‘Ms Marvel’: Roteirista explica revelação do último episódio da série
HOMENAGENS
O companheiro de filmagens George Takei, o Sulu de Star Trek, disse que está com o coração pesado e com lágrimas nos olhos pela morte da colega e chamou-a de “pioneira incomparável”.+
ANÚNCIO
NASA
Poucos sabem, mas após saga Star Trek, a atriz trabalhou como recrutadora da Nasa, a agência espacial norte-americana, e incentivou homens e mulheres negras a considerarem uma carreira na agência.
“Nós celebramos a vida de Nichelle Nichols, atriz de Star Trek, pioneira e modelo, que simbolizou para muitos o que era possível alcançar. Ela nos ajudou a recrutar algumas das primeiras mulheres e astronautas de minorias e inspirou gerações a tentar alcançar as estrelas”, escreveu a agência em sua rede social.