Entretenimento

‘Encontro’: Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso formalizam queixa de racismo contra portuguesa

Filhos dos artistas foram alvo de ataque enquanto estavam em restaurante, em Portugal

Caso ocorreu em restaurante em Portugal
'Encontro' repercutiu ataque racista contra filhos de Gio Ewbank e Bruno Gagliasso (Reprodução/TV Globo)

O programa “Encontro”, da TV Globo, voltou a repercutir na manhã desta terça-feira (2) sobre o ataque racista sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, em Portugal. Os artistas formalizaram uma denúncia contra a agressora, a portuguesa Maria Adélia Coutinho Freire de Andrade de Barros. A Guarda Nacional Republicana de Portugal confirmou que recebeu a queixa e que agora o caso foi encaminhado para análise do Tribunal Judicial de Almada.

ANÚNCIO

Patrícia Poeta destacou que, na segunda-feira (1º), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, se pronunciou sobre o caso e repudiou a atitude da portuguesa. “Todo ato de racismo, ou xenofobia, é condenável e intolerável. Isso é o básico em uma democracia, é intolerável”, disse ele.

A atriz Aline Borges, que interpreta Zuleica na novela “Pantanal”, participou do programa e também falou sobre o episódio de racismo vivido pelos pequenos Titi e Bless.

“Ontem eu chorei muito vendo o programa, pois infelizmente a gente é atravessado por essas notícias o tempo todo. O racismo precisa ser combatido o tempo todo e quando a gente vê uma situação dessas somos atravessados por casos que enfrentamos na nossa vida. Lembro o quanto eu demorei para me entender como mulher preta por conta do racismo”, afirmou.

A cantora Luciana Mello também participou da conversa e destacou que achou muito importante as falas da Giovanna Ewbank, que saiu na defesa dos filhos. “Quando ela falou no ‘Fantástico’: ‘eu sei do meu lugar de privilégio, porque se fosse uma mulher preta reclamando ali ia ter essa visibilidade?’. Então achei muito importante essa fala dela e isso serve para gerar essa consciência de que a luta é de todos”, ressaltou.

Episódio ocorreu em restaurante em Portugal
'Encontro' repercute sobre ataque racista contra filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso (Reprodução/Redes sociais)

Entenda o caso

Os pequenos Titi e Bless, de 9 e 7 anos, que nasceram no Malawi, foram alvos de ofensas e xingamentos por parte de uma mulher em um restaurante, em Portugal. Ela chegou a ser presa, mas foi liberada após prestar depoimento.

O caso ocorreu no último sábado (30). Em entrevista ao “Fantástico”, no domingo (31), Giovanna e Bruno contaram o que aconteceu e a mãe confirmou que discutiu e chegou a dar um tapa na agressora como reação ao ato racista.

ANÚNCIO

“Ela começou a xingar as crianças, Titi e Bless, e também uma família de angolanos que estava no restaurante. O Bruno saiu da mesa, foi até o gerente e mandou chamar a polícia. Eu vi uma movimentação estranha, eu vi que a família de angolanos estava um pouco acuada, aí eu comecei a entender que era algo racial. Eram ofensas racistas. Ela dizia ‘pretos imundos, voltem para África’”, relatou Giovanna.

“Ela [agressora] nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la, como eu fui. Eu sei que como mulher branca, eu indo lá confrontá-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair como a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas que são leoas todos os dias, assim como eu fui nesse episódio, mas que são invalidadas, são taxadas de loucas, como se o racismo não existisse, como se tivesse inventando. O que teria acontecido se fossemos pais pretos? Será que iria ter essa atenção toda?”, lamentou a apresentadora.

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias