Entretenimento

Epidemia que aparece em ‘Sandman’ realmente aconteceu; entenda

Europa e Estados Unidos passaram por epidemia semelhante durante 11 anos no início do século passado

Sandman
Cena de 'Sandman' (Foto: Divulgação)

ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DA PRIMEIRA TEMPORADA DE “SANDMAN”

ANÚNCIO

Logo no primeiro episódio de “Sandman”, o público vê o protagonista sendo preso e as consequências disso. Uma delas é uma “epidemia de sono”, em que algumas pessoas dormem por anos, enquanto outras não conseguem sequer pregar os olhos.

Você sabia que essa epidemia retratada na série da Netflix é inspirada em um caso real?

Trata-se da encefalite letárgica, também chamada de doença do sono. Ela foi descoberta pelo neurologista Constantin von Economo, em 1917, dois anos após a patologia começar a se espalhar pelo mundo.

Cerca de um milhão de pessoas foram afetadas pelo distúrbio, principalmente em países da Europa e da América do Norte. Cientistas nunca descobriram a causa exata da doença nem a origem da epidemia.

O que se sabe é que a encefalite letárgica causa uma inflamação de componentes do sistema nervoso central. Alguns pesquisadores chegaram a detectar uma infecção bacteriana na garganta previamente à doença, mas a amostragem foi muito baixa para determinar a relação.

Os sintomas da doença incluíam letargia, sonolência incontrolável, tremores parecidos com Parkinson e sintomas similares aos da gripe.

ANÚNCIO

Cerca de metade das pessoas que foram infectadas nas décadas de 1910 e 1920 com a doença acabaram morrendo. Sem grandes explicações, a epidemia acabou em 1926.

Como a epidemia é retratada em “Sandman”

A epidemia de encefalite letárgica é tida como um efeito da prisão de Sonho, protagonista da série. Isso se daria porque ele é a manifestação dos sonhos de qualquer ser no universo.

Sem o Governante do Sonhar, alguns humanos não conseguiam retornar aos seus corpos e permaneciam sonhando. A série mostra apenas uma sobrevivente à epidemia: a milionária Unity Kincaid.

Leia também: Sandman: Ator não conseguia enxergar durante as gravações por conta do figurino

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias