Parece que foi ontem, mas já se foram quatro anos desde que o público ouviu “Shallow” pela primeira vez na íntegra. A música, parte da trilha sonora do filme “Nasce uma Estrela”, foi um hit em todos os sentidos.
ANÚNCIO
No longa, a canção é cantada por Ally (Lady Gaga), uma cantora em início de carreira que está sendo mentorada pelo rockstar Jackson Maine (Bradley Cooper).
“Shallow” foi um sucesso absoluto de público, crítica e vendas. Relembre a canção e confira, logo em seguida, cinco curiosidades sobre o hit de Lady Gaga:
Mais premiada
Ao final da temporada de premiações de 2019, “Shallow” se tornou a música mais premiada da história da indústria mundial. A canção recebeu mais de 50 prêmios, ultrapassando “Formation”, de Beyoncé (28) e “Thriller”, de Michael Jackson (23). Entre os destaques estão 2 Grammys, 1 BAFTA, 1 Critics Choice, 1 Globo de Ouro e 1 Oscar.
Mais ouvida
A faixa atingiu o primeiro lugar da Hot 100 da Billboard, principal parada musical. Ela também permaneceu por 45 semanas dentro do ranking, o equivalente a quase nove meses. Na carreira de Lady Gaga, somente “Just Dance” permaneceu mais tempo na lista (49 semanas).
Primeira música
“Shallow” foi a primeira música que Lady Gaga compôs para “Nasce uma Estrela”. Ela mostrou a canção para os produtores executivos dois anos antes do projeto ser iniciado e foi a partir dela que todo o restante foi construído.
Acusação de plágio
A música sofreu um processo de acusação de plágio, por parte do cantor e compositor Steven Ronsen, que apontou semelhanças com sua canção “Almost”, de 2012. Contudo, o artista não levou o processo adiante, por não conseguir comprovar.
ANÚNCIO
Versões brasileiras
“Shallow” ganhou diversas versões no Brasil, cantadas em língua portuguesa. Entre forró e pisero, talvez a mais famosa delas seja a sertaneja, cantada por Paula Fernandes e Luan Santana.
Leia também: Gal Costa: cinco músicas românticas para celebrar os 77 anos da cantora