A morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) marca o último capítulo do remake de “Pantanal” na Globo, mas também ela faz o personagem ocupar o espaço deixado por seu pai, o velho Joventino (Irandhir Santos), como o Velho do Rio (Osmar Prado).
ANÚNCIO
Na cena, que deve ser uma das mais emocionantes do capítulo final, o caixão de Zé Leôncio vai navegar em uma chalana pelos rios do Pantanal. O barco também estará decorado com coroas de flores e será acompanhado por Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e Irandhir Santos (Irandhir Santos), herdeiros do personagem, e por Filó, que se torna viúva.
Além deles, outros personagens de “Pantanal” também devem comparecer ao velório de José Leôncio, que, diferente da versão de 1990, não terá uma salva de tiros. A cena, que marcou a versão de Benedito Ruy Barbosa, foi modificada pelo autor Bruno Luperi, que ouviu os conselhos dos atores.
LEIA TAMBÉM: Guta e Marcelo não vão casar: Este será o final do casal em “Pantanal”
A nova versão teria sido dada por Irandhir Santos, que esteve presente nas duas fases da trama da Globo: “Eu tirei a salva de tiros, isso aí não tem mais no texto, mas tinha na primeira versão. Na última vez que fui ao Rio, o Irandhir me contou de uma ideia que eles tiveram no bastidor”, começou o escritor.
O neto de Benedito Ruy Barbosa contou ainda que a homenagem tem mais sentido com a história contada: “Ele disse: ‘Dentro de tudo o que eles viveram (os Leôncio), eu queria fazer assim. O que você acha? Acho que isso seria o tiro desta versão’”.
No entanto, antes de ouvir a proposta feita por Irandhir Santos Bruno Luperi não tinha pensado em alterar a cena do velório de José Leôncio: “Eu falei: ‘É isso. Não tinha pensado, mas agora é e vai ser. Esse é o ‘tiro’ que nosso Pantanal vai dar’. Eu tento ter com o elenco e a direção a generosidade que sei que eles têm comigo”, explicou o novelista.
LEIA TAMBÉM: “Mais Você”: Momento inusitado atrapalha conversa entre Ana Maria e Dira Paes