Os planos originais de Ryan Coogler para Pantera Negra: Wakanda Para Sempre pareciam muito diferentes.
A Marvel Studios deu sinal verde para uma sequência do Pantera Negra quase imediatamente após o primeiro filme chegar aos cinemas em 2018, e Coogler e o roteirista Joe Robert Cole rapidamente começaram a trabalhar delineando a próxima aventura de T’Challa.
Eles haviam acabado de concluir o primeiro rascunho do roteiro e o enviaram para Chadwick Boseman, mas o ator morreu em agosto de 2020 após uma batalha particular contra o câncer de cólon. A perda de Boseman mudou radicalmente o futuro da franquia, e Coogler e Cole reescreveram o filme para abordar sua morte e focar na irmã de T’Challa, Shuri (Letitia Wright).
Agora, pela primeira vez, Coogler revelou sua trama inicial para Wakanda Para Sempre. Coogler e Cole disseram que seu primeiro rascunho teria sido uma “história de pai e filho” centrada em T’Challa e seu filho Toussaint em uma nova entrevista ao The New York Times.
O diretor explicou que esta versão original era totalmente diferente do filme final, e teria continuado após o desaparecimento de cinco anos de T’Challa em Vingadores: Ultimato. Enquanto T’Challa estava ausente, sua parceira Nakia (Lupita Nyong’o) teria dado à luz seu filho, Toussaint.
“No roteiro, T’Challa era um pai que teve essa ausência forçada de cinco anos da vida de seu filho”, disse Coogler ao Times. “A primeira cena foi uma sequência animada. Você ouve Nakia conversando com Toussaint. Ela diz: ‘Diga-me o que você sabe sobre seu pai.’ Você percebe que ele não sabe que seu pai era o Pantera Negra. Ele nunca o conheceu, e Nakia se casou novamente com um cara haitiano. Então, nós cortamos para a realidade e é a noite em que todo mundo volta do Blip. Você vê T ‘Challa conhecendo o garoto pela primeira vez”.
O roteiro teria então avançado três anos para seguir T’Challa enquanto ele co-cria seu filho de 8 anos. Namor, o vilão interpretado por Tenoch Huerta, ainda seria o principal antagonista do filme. Mas Coogler acrescentou que ele e a diretora da CIA Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) teriam papéis ligeiramente diferentes na história.
“Tivemos algumas cenas malucas lá para Chad, cara”, disse Coogler. “Nosso codinome para o filme era ‘Férias de verão’, e o filme era sobre um verão que o garoto passa com o pai. No aniversário de oito anos, eles fazem um ritual em que vão para o mato e têm que viver da terra. Mas algo acontece e T’Challa tem que ir salvar o mundo com seu filho em seu quadril”.
Após a morte de Boseman, Coogler e Cole reformularam a história para narrar Shuri seguindo os passos de seu irmão enquanto ela assume o manto de Pantera Negra. A versão final do filme apresenta o filho de T’Challa, Toussaint (interpretado por Divine Love Konadu-Sun) em uma cena de créditos finais enquanto Shuri viaja para o Haiti para visitar Nakia e encontra seu sobrinho pela primeira vez.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre já está nos cinemas.

