O Oscar 2023 entregou as tão desejadas estatuetas aos filmes vencedores do ano, mas deixaram de fora a atriz Angela Basset, que havia sido indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua performance em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”.
A cerimônia foi realizada no último domingo (12) e apesar das cinco indicações, duas atrizes despontavam como favoritas ao prêmio: Jamie Lee Curtis, pelo papel em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, e a própria Angela.
Jamie acabou levando o prêmio, para surpresa de muita gente - inclusive da intérprete da Rainha Ramonda. No momento do anúncio, os rostos de cada uma das cinco indicadas foi filmado (como é costume na premiação) e é visível seu choque e consequente decepção.
Assista:
Pela internet, diversos fãs da atriz e do filme da Marvel ficaram revoltados com o resultado.
Curiosamente, um pouco mais cedo na cerimônia, Angela tinha recebido uma breve homenagem por sua personagem em “Pantera Negra” de seus colegas que também atuam na Marvel, Jonathan Majors e Michael B. Jordan.
“Ei, tia, nós amamos você”, disseram, com uma rápida reverência, no momento em que foram apresentar o vencedor do Oscar de Melhor Fotografia.
Veja:
Outra indicações
“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” tinha recebido ainda outras três indicações: Melhor Figurino, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem e Penteados.
O filme da Marvel acabou perdendo o prêmio de Melhor Maquiagem e Penteados para “A Baleia” e de Melhores Efeitos Visuais para “Avatar: O Caminho da Água”.
No fim da cerimônia, saiu com apenas uma estatueta: Melhor Figurino. A designer responsável, Ruth E. Carter, acabou quebrando um recorde com a vitória, se tornando a primeira mulher negra a vencer duas vezes um Oscar.
Leia também: Atriz de filme indicado ao Oscar é esquecida em homenagem póstuma