A cultura oriental segue em alta no Brasil: seja na música, nos filmes ou na arquitetura, sempre há um grande interesse no modo chinês, coreano ou japonês de se viver. Na Japan House São Paulo, é hora de conhecer a delicadeza das flores japonesas.
Existe uma baita diferença entre a flora brasileira e a nipônica: enquanto a nossa é imensa e até um pouco agressiva, na Terra do Sol Nascente é mais comum encontrar a beleza nos pequenos detalhes das plantas de lá.
+ Agenda: Novas histórias indígenas ocupam os corredores do Masp
Pensando nisso, o museu trouxe a instalação “Essência: Jardim Interior”, do artista em ikebana Atsunobu Katagiri, que entrou em cartaz no começo deste mês e segue até o final de abril.
Ikebana, a propósito, são arranjos florais criados para serem utilizados como oferta religiosa ou para decorar altares. Eles são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas.
Além das peças de ikebana no meio do salão, a parede de vidro está recebendo projeção de flores de várias origens.
Vale destacar que essa é uma instalação com plantas vivas, ou seja, conforme o tempo for passando ela vai se transformando. Algumas espécies se sentirão mais confortáveis e se desenvolverão, enquanto outras acabarão morrendo.
Essa é a primeira vez que Atsunobu Katagiri faz uma exposição na América Latina. Além da instalação, a Japan House oferecerá uma extensa programação paralela, com palestras, workshops e visitas guiadas. Para saber a programação completa, basta visitar o site oficial do museu.
“Essência: Jardim Interior” fica em cartaz até o dia 30 de abril e tem entrada gratuita. A Japan House São Paulo está localizada na Avenida Paulista, 52 - Bela Vista.
Leia também: Roteiro de ‘Homem-Formiga 3′ que estava no Google Docs vaza e Marvel busca responsável