Nesta terça-feira (04/04), a família real divulgou uma prévia do convite de coroação do rei Charles nas redes sociais. Não demorou muito para percebermos que o convite se referia à sua esposa como “rainha Camilla”, ao invés de rainha Consorte, como de costume.
ANÚNCIO
O convite da coroação apresentava uma borda colorida com flores, folhagens e brasões de família. O texto dizia: “A coroação de suas majestades, o rei Charles III e a rainha Camilla”.
Bowles recebeu o título de rainha Consorte quando seu marido ascendeu ao trono após o falecimento da rainha Elizabeth. Mas a família real não se referia a ela como rainha Camilla... até agora.
É importante observar que o título real de Bowles não mudou oficialmente para “rainha Camilla”. Na verdade, a legenda ainda se referia a Bowles como a rainha Consorte: “O convite oficial para a Coroação do Rei e da rainha Consorte foi revelado!”.
No entanto, esta pode ser a primeira de muitas referências à rainha Camilla. Uma fonte real disse à CNN que Bowles pode abandonar o “consorte” após a coroação. “Faz sentido referir-se a Sua Majestade como a rainha Consorte nos primeiros meses do reinado de Sua Majestade, para distinguir de Sua Majestade a rainha Elizabeth II”, disse a fonte.
Eles continuaram: “’Rainha Camilla’ é o título apropriado para colocar junto a ‘Rei Charles’ no convite. A coroação é um momento apropriado para começar a usar o título ‘rainha Camilla’ em caráter oficial. Todas as ex-rainhas consortes são conhecidas como ‘rainha’ mais o primeiro nome”.
O convite da coroação
O Palácio de Buckingham divulgou que o convite será emitido para 2.000 convidados para o evento épico na Abadia de Westminster, que acontecerá em 6 de maio. O convite com uma borda floral foi desenhado por Andrew Jamieson, um artista heráldico e iluminador de manuscritos. A ilustração pintada à mão em aquarela e guache será impressa e distribuída em cartão reciclado - uma provável homenagem ao interesse vitalício do rei pela sustentabilidade.