Em 2008 um sequestro era veiculado na televisão brasileira. Conhecido como ‘Caso Eloá', o crime ficou mundialmente conhecido devido à interferência de apresentadores nas negociações. O caso é tratado nas universidades como um mau uso do jornalismo.
ANÚNCIO
Com a reestreia do programa ‘Linha Direta’, que fazia enorme sucesso na TV Globo, a emissora resolveu revisitar o caso 15 anos depois e muitos internautas perguntaram se o programa iria citar as interferências nas negociações policiais. A estreia está prevista para o dia 4 de maio com apresentação de Pedro Bial.
Sonia Abrão é lembrada pelo caso
Uma das figuras televisivas mais citadas quando se fala no caso é a jornalista Sonia Abrão. Durante as negociações, a apresentadora conseguiu entrevistar ao vivo Lindemberg Alves, na época com 22 anos, que fazia Eloá Cristina Pimentel, então com 15, refém. A adolescente foi assassinada pelo ex-namorado durante o sequestro, que durou cinco dias.
LEIA TAMBÉM: Maíra Cardi posta foto com o namorado e detalhe chama atenção dos fãs
Conforme mostrado ao vivo, Sonia conseguiu o telefone do apartamento onde o crime ocorria e conseguiu entrevistar o sequestrador, ação que foi duramente criticada pela polícia e pela imprensa.
De acordo com o Notícias da TV, em 2014 durante entrevista a jornalista disse que não se arrependeu do que fez:
“Nossa equipe estava atrás do telefone da casa da Eloá. Ligamos e ele atendeu. Aceitou falar, e o repórter Luiz Guerra gravou a matéria. O Lindemberg assistiu ao programa e, quando nossa repórter ligou novamente, disse que queria falar ao vivo porque estava preocupado, não queria que o Brasil pensasse que ele era bandido. Estava apresentando o programa quando o diretor me avisou que o Lindemberg estava na linha. Com minha experiência jornalística, conversei com ele. E falei com a Eloá também. No meio da conversa, ele cortou e desligou. Todo mundo me assistiu, a polícia, a imprensa, o público.”
ANÚNCIO
Internautas acusam jornalista
Muitos comentários no Twitter acusaram Sonia Abrão de sensacionalismo e de como fazer um mau jornalismo.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Xuxa pede para que atual Dalai Lama tenha prêmio Nobel da Paz retirado
⋅ Com Camila Queiroz e Klebber Toledo, ‘Casamento às Cegas: Brasil’ chega à 3ª temporada
⋅ ‘Agora só como pipoca’: MC Pipokinha recebe declaração de PK Delas após assumirem romance