Responsável por emprestar sua voz aos personagens Alvo Dumbledore (Harry Potter) e Tio Phil (Um maluco no pedaço), o dublador Lauro Fabiano morreu na madrugada da última quinta-feira, 1º de junho.
ANÚNCIO
Conforme publicado pela Quem, a confirmação foi feita pela Tupi FM, que informou a morte de Lauro devido a problemas respiratórios.
Sua estreia no mundo da dublagem começou em 1953, quando ele deu a voz ao personagem Peter Pan, no filme de mesmo nome. Depois disso, ele passou a dublar o icônico Tio Phil, da série Um Maluco no Pedaço, que foi uma das responsáveis por levar o ator Will Smith ao estrelato.
Em reconhecimento ao seu talento e atuação, Lauro foi premiado com o “Oscar da Dublagem” em 2010, por sua dublagem de Alvo Dumbledore no filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”.
Além destes personagens, Fabiano também emprestou sua voz a personagens carismáticos e icônicos de outras produções televisivas e cinematográficas, como Spock, de Star Trek, e o Senhor Burns, vilão em Os Simpsons.
Além da dublagem
A carreira de Lauro Fabiano vai além da dublagem. Radialista e diretor, ele também foi responsável pela direção de dublagem de grandes títulos do cinema mundial, como A Viagem de Chiriro, A.I. Inteligência artificial, e Batman Begins.
Nos últimos anos, ele vinha atuando como radioator na atração Patrulha da Cidade, transmitida pela Super Rádio Tupi.
ANÚNCIO
Nas redes sociais, o dublador foi lembrado e homenageado por fãs e admiradores da dublagem.
“Morreu ontem, por conta de problemas respiratórios, Lauro Fabiano. Um dos grandes dubladores e atores que se tornou significativo em nossas vidas pela dublagem de Dumbledore, Tio Phil, Hunter e Peter Pan”, compartilhou um perfil.
“Outro Deus da dublagem se foi, que merda, eu acho um crime essas coisas acontecerem, não consigo achar natural a perda de pessoas icônicas”, desabafou outro usuário do Twitter.
Leia também: Descoberta de câncer e luto: Jojo Toddynho abre o jogo sobre desaparecimento das redes sociais