Entretenimento

Entenda do que se trata a batalha judicial do príncipe Harry contra mídia britânica

Um detalhamento super simples da batalha judicial do príncipe Harry contra hackers

O príncipe Harry está atualmente no meio de um processo judicial contra os editores do Daily Mirror (também conhecido como Mirror Group Newspapers - MGN), um momento bastante histórico para a família real britânica e que supostamente está causando alguma ansiedade. O caso de hacking telefônico no Reino Unido está em andamento e Harry não apenas prestou testemunho, mas também forneceu 55 páginas inteiras de depoimentos detalhando seus pensamentos sobre artigos específicos publicados pelos jornais do grupo Mirror.

Um guia rápido sobre as reivindicações do príncipe Harry

Publicidad

O príncipe Harry acredita que a MGN coletou informações sobre ele por meios ilegais - incluindo hacking de telefone - ao escrever histórias para os tablóides ao longo dos anos de 1996 a 2010. Mas Harry é na verdade apenas uma das várias celebridades que enfrentaram o grupo do jornal em um julgamento de semanas que começou em 10 de maio, segundo a Reuters.

O duque de Sussex contou ao site Entertainment Tonight que notou padrões estranhos em suas mensagens de voz ao longo dos anos, dizendo: “Lembro-me de várias ocasiões de ouvir uma mensagem de voz pela primeira vez que não era nova - eu simplesmente atribuía isso a talvez uma falha técnica, ou até mesmo por ter bebido demais na noite anterior e esquecido que a tinha ouvido. Também me lembro claramente de pessoas me dizendo ‘Você não recebeu meu correio de voz?’”.

As histórias específicas com as quais Harry está tendo problemas

Enquanto Harry afirma que 147 artigos sobre ele envolveram coleta ilegal de informações, o The Telegraph relata que apenas 33 serão discutidos durante o julgamento, entre elas:

  • Diana so sad on Harry’s big day (Daily Mirror: 16 de setembro de 1996)
  • 3 a.m.—Harry’s time at the bar (Daily Mirror: 19 de setembro de 2000)
  • Snap...Harry breaks thumb like William; Exclusive (Daily Mirror: 11 de novembro de 2000)
  • Harry took drugs and Cool it Harry (Sunday Mirror: 13 de janeiro de 2002)
  • Harry’s cocaine ecstasy and GHB parties (The Mirror: 14 de janeiro de 2002)
  • Harry’s sick with kissing disease (Daily Mirror: 29 de março de 2002)
  • Chelsy’s new fella (The People: 26 de abril de 2009)

Clique aqui para conferir as 33 divulgadas pelo The Telegraph.

O processo judicial, até agora

Na segunda-feira, 5 de junho, o príncipe Harry não compareceu no primeiro dia de seu processo judicial devido a um voo noturno para Londres depois de comemorar o aniversário de sua filha, Lilibet. O juiz disse estar “um pouco surpreso” com a decisão.

Publicidad

Já na terça-feira, 6 de junho, de acordo com o The Telegraph, o advogado da MGN, Andrew Green KC, deu a Harry uma “desculpa sem reservas” e disse que o único incidente de coleta ilegal de informações que a MGN admitiu “nunca deveria ter acontecido e não acontecerá novamente”.

A declaração de testemunha de 55 páginas do príncipe Harry foi divulgada na íntegra e incluiu seus pensamentos detalhados sobre os 33 artigos em questão, bem como sua alegação de que os tablóides interferiram em seus relacionamentos (relembre aqui).

Harry foi interrogado sobre vários artigos. O advogado da MGN alegou que as informações foram coletadas legalmente e, em um caso, foram fornecidas pelo próprio Harry.

Leia também:

Publicidad
Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias