No final de um questionário de oito horas sobre histórias sobre sua vida amorosa e supostas invasões de privacidade, o príncipe Harry pareceu ficar emocionado ao ser questionado sobre o impacto sobre ele de trazer este caso.
Ao longo dos interrogatórios na terça e quarta-feira, 6 e 7 de junho, no Supremo Tribunal de Londres, o duque de Sussex foi obrigado a responder a diversas perguntas enquanto o julgamento sobre a suposta coleta ilegal de informações continuava.
Segundo o The Sun, a voz do duque de Sussex falhou quando ele admitiu “é muito” depois de passar oito horas no total sendo questionado como parte do julgamento de hackers por telefone contra jornais do Mirror Group.
Harry - que foi fundamental no caso de hacking de telefone - alega que cerca de 140 artigos publicados entre 1996 e 2010 continham informações coletadas usando métodos ilegais pelo Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People.
Seu advogado, David Sherborne, disse que o duque teve que ler artigos e responder a perguntas “sabendo que este é um tribunal muito público e que a mídia mundial está assistindo”.
“Como isso fez você se sentir?”. Depois de uma longa pausa, em que se mostrou emocionado, o duque acabou por responder, com a voz falhada: “É, é muito”, contou o jornal britânico.
Harry foi então questionado sobre algumas perguntas adicionais pelo juiz Fancourt antes de deixar o banco das testemunhas, deixando escapar um suspiro profundo antes de se sentar com sua equipe jurídica.
Entenda o caso
O príncipe Harry, 38, está processando o Mirror Group Newspapers (MGN) por danos morais, alegando que os jornalistas de seus títulos estavam ligados a métodos como hacking de telefone e o chamado “blagging” - ou obtenção de informações por engano e uso de investigadores particulares para atividades ilegais.
No entanto, MGN está contestando suas alegações e negou ou não admitiu que os artigos sobre Harry sendo examinado no julgamento envolviam hacking de telefone ou atividade ilegal.
Ao longo de seus dois dias no banco das testemunhas, os relatórios dos tablóides sobre os relacionamentos anteriores do príncipe Harry foram examinados.
O duque reviveu histórias sobre seu passado na corte, incluindo artigos sobre o abandono da realeza, alegações de ‘danças eróticas embriagadas’ e ‘passeios com mulheres misteriosas’.
Durante horas de depoimento na quarta-feira, Harry admitiu que sentiria “alguma injustiça” se suas alegações de hacking contra o editor do Daily Mirror não fossem acreditadas.