A última filme da Lucasfilm, Indiana Jones 5, que foi lançada no mês passado, recebeu críticas negativas e agora está enfrentando uma ação judicial por uso não autorizado de mochilas nas filmagens.
Esta semana, a empresa de roupas Frost River processou a Lucasfilm por usar suas mochilas no filme sem o seu consentimento e tentar passá-las como se fossem da Filson, um rival direto, removendo as marcas identificativas.
Frost River afirma que esta ação viola a Lei Federal de Marcas. A ação, que foi publicada pelo The Hollywood Reporter, também destaca uma campanha de marketing colaborativa entre Lucasfilm e Filson que incluiu clips de Indiana Jones usando produtos da Frost River sem créditos ou permissão.
O documento afirma que Lucasfilm e Filson foram tão audaciosas em seu marketing quanto em seu desprezo pelos direitos de propriedade intelectual da Frost River, usando trechos de Indiana Jones no site da Filson no qual o ator usa a mochila Geologist Pack, da Frost River.
Devin McRae, advogado da Frost River, declarou: "Esta ação diz respeito a dois gigantes corporativos, Filson e Lucasfilm, que exploram o duro trabalho e a propriedade intelectual da Frost River, uma pequena empresa americana".
Problemas de bilheteria de Indiana Jones 5
O filme precisa arrecadar 600 milhões de dólares apenas para cobrir os seus custos de produção, mas até agora a bilheteria chegou a apenas 300 milhões de dólares em todo o mundo, com apenas 60 milhões de dólares no final de semana de sua de estreia.
Além disso, o filme protagonizado pelo reconhecido ator Harrison Ford não foi bem recebido pela crítica especializada, obtendo uma pontuação de 68% no Rotten Tomatoes.
Analistas acreditam que esses números possam indicar um dos maiores fracassos entre os lançamentos do ano.