A atriz Aracy Balabanian, de 83 anos, morreu manhã desta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer de pulmão e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea.
O diagnóstico da doença ocorreu em outubro do ano passado. Desde então, ela passava por um tratamento para combater um derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões.
A atriz global, conhecida por papeis marcantes como Dona Armênia, da novela “Rainha da Sucata”, e Cassandra, do seriado “Sai de Baixo”, apareceu pela última vez na TV há quase um ano, no programa “Conversa com Bial”.
No mês passado, ela apareceu em uma postagem da atriz Claudia Raia nas redes sociais, quando foi visitar o pequeno Luca.
Aracy optou por não se casar e não ter filhos, para se dedicar completamente à sua carreira artística.
Vida e carreira
Aracy Balabanian nasceu no dia 22 de fevereiro de 1940, em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Filha de imigrantes armênios, ela descobriu aos 12 anos que queria seguir a carreira artística, depois de assistir a uma peça de Carlo Goldoni.
“Chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, disse Aracy ao “Memória Globo”.
Decidida a seguir esse caminho, mesmo sem o apoio dos pais, ela se formou pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP). Depois disso, participou de espetáculos encenados pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), entre eles ‘Os Ossos do Barão’, de Jorge Andrade (1963) e o musical “Hair” (1969).
A atriz estreou na televisão em 1965, na TV Tupi, quando protagonizou “Antígona”, de Sófocles. Depois disso, em 1968, estrelou a novela “Antonio Maria”, na qual contracenava com Sérgio Cardoso.
A estreia na TV Globo ocorreu em 1972, no programa infantil “Vila Sésamo”. Nos anos seguintes, ela brilhou nos folhetins “Corrida de Ouro” (1974), “Bravo!” (1975), “O Casarão” (1976), “Coração alado” (1980), “Locomotivas” (1986) e “A Próxima Vítima” (1995).
Aracy sempre se dividiu entre a televisão e as peças teatrais. Ela fez diversos personagens marcantes, como a Dona Armênia, da novela “Rainha da Sucata (1990), que fez tanto sucesso que voltou na novela “Deus nos Acuda”, em 1992. Ela emprestou o sotaque armênio e alguns costumes vivenciados na sua própria família para o papel.
‘Sai de Baixo’
Outro grande sucesso de Aracy Balabanian foi a personagem Cassandra, do seriado humorístico “Sai de Baixo”, de 1996. O programa de comédia era exibido nas noites de domingo, gravado em um teatro com plateia.
Cassandra era uma socialite decadente, mãe de Magda (Marisa Orth), que tirava risadas do público, principalmente quando interagia com Caco Antibes, vivido pelo ator Miguel Falabella. Também integravam o elenco Tom Cavalcante, Cláudia Gimenez e Luis Gustavo.
“Eu me vi fazendo uma coisa que é o sonho de todo ator: teatro e televisão, ao mesmo tempo. Só que era um espetáculo ensaiado em uma tarde”, contou Aracy também ao “Memória Globo”.
Aracy não fazia projetos inéditos desde 2019, quando participou do especial de fim de ano “Juntos A Magia Acontece”, na Globo, quando interpretou Dona Rosa.
LEIA TAMBÉM: