Entretenimento

Antes de Faustão, coração transplantado foi oferecido a outro receptor; entenda

O apresentador, que era o segundo na fila de espera por um coração transplantado, recebeu o novo órgão neste final de semana.

Faustão deixa a Band e prejuízo milionário aparece
Faustão recebeu um novo coração na tarde deste domingo, 27 de agosto (Reprodução/Band)

Após aguardar por uma semana na fila de espera do SUS por um transplante de coração, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, teve o órgão transplantado neste final de semana.

ANÚNCIO

Conforme informações da Contigo, as informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde de São Paulo. Por conta da gravidade de seu caso, Faustão era o segundo paciente na fila de prioridades a espera do transplante.

No entanto, antes de ser encaminhado para o apresentador, o órgão tinha um outro receptor com maior prioridade entre os pacientes que aguardavam um novo coração.

Após uma análise delicada, a equipe responsável pelo primeiro receptor decidiu recusar o órgão uma vez que o procedimento de transplante de órgãos é repleto de questões técnicas que devem ser consideradas, além de fatores envolvendo a compatibilidade do órgão com o receptor em potencial.

“A seleção gerada para a oferta deste coração, por meio do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro eram considerados casos prioritários, sendo o receptor do órgão em questão o segundo da fila”, explica a Central de Transplantes sobre o caso.

A estimativa, é que pacientes priorizados aguardem entre um e três meses por um órgão, sendo que Faustão recebeu o coração apenas 1 semana após entrar oficialmente na lista. Ao todo, sete pessoas receberam corações ao longo da última semana, no Estado de São Paulo.

Procedimento concluído com sucesso

O transplante de Faustão foi confirmado pela equipe médica do Hospital Albert Einstein, onde o apresentador segue internado em cuidados intensivos. A cirurgia, que começou no início da tarde deste domingo, teve duração aproximada de 2h30.

ANÚNCIO

A Central de Transplantes do Estado, teria acionado a equipe durante a madrugada de sábado para domingo, na expectativa da avaliação do órgão recebido que, ao ser considerado compatível, foi aceito e transplantado.

“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou aproximadamente 2h30″, revela o comunicado publicado pela Folha de S. Paulo.

Leia também: Faustão do coração: Perfil criado pela esposa do apresentador ainda não engajou

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias