Shakira foi imortalizada em uma escultura de bronze com 6,5 metros de altura, que contou com a participação de mais de 30 pessoas para sua realização e foi inaugurada em Barranquilla, Colômbia. No entanto, os usuários dizem que há um erro ortográfico.
Em várias imagens que circularam nas redes sociais, foi possível observar a placa de dedicação da escultura que conta detalhes sobre sua criação e compartilha uma mensagem: "Um coração que compõe, um quadril que não mente, um talento incomparável, uma voz que move multidões e pés descalços que marcham pelo bem da infância e da humanidade".
Na parte de baixo é possível ver quem foi o diretor da obra, mas houve um erro no sobrenome e isso se tornou rapidamente viral.

Primeiramente, lê-se: "Elaborado pelo artista Yino Márques", o que evidencia que nesta parte seu sobrenome foi escrito com a letra "s".
Na parte inferior, ao lado do nome do prefeito, o nome do artista é escrito de forma diferente: “Márquez”, desta vez terminando com “Z”. Graças a essa comparação, os usuários perceberam o erro. No entanto, até o momento, ninguém explicou o equívoco.
E agora, escreve-se com s ou com z?
De acordo com a "Real Academia Española (RAE), "a ortografia dos nomes e sobrenomes tem uma forma canônica fixada que não pode ser modificada pelos falantes".
No caso do sobrenome do artista encarregado de dar vida à escultura da barranquillera, ambas formas com “s” e “z” estão corretas. No entanto, não se sabe como realmente se escreve, devido às duas denominações apresentadas na placa.

